Fundadores do Tidal podem ter suas músicas retiradas do serviço de streaming

Por Redação | 01 de Junho de 2015 às 09h27

O Tidal é um serviço de streaming de músicas rival do Spotify que tem causado algumas polêmicas desde que chegou ao mercado. Conhecido por ter grandes nomes da música na sua lista de fundadores, o Tidal voltou a brilhar sob os holofotes, mas o motivo não é muito animador. Sete dos 15 artistas com uma participação acionária no serviço podem ter que retirar suas próprias músicas do serviço.

Isso pode acontecer devido ao fato do conturbado serviço encabeçado pelo rapper Jay Z não ter conseguido chegar a um acordo de licenciamento de músicas com a Sony, que possui muitos dos direitos de streaming de dos músicos em questão. Alicia Keys, Daft Punk, Jack White, Calvin Harris, J Cole, Usher e até mesmo a própria esposa de Jay-Z, Beyoncé, usam álbuns licenciados pela Sony e todos eles poderiam ver suas músicas desaparecerem do Tidal.

Relatos dão conta de que Jay-Z aparentemente estava contando com um acordo de investimento com a operadora Sprint para cobrir alguns custos, embora a Sprint tenha dito que seu acordo com o Tidal não seria "um investimento financeiro ou uma parceria exclusiva".

A plataforma foi lançada com muito hype no final de março, quando, em um evento online, o próprio Jay-Z subiu ao palco ao lado dos seus parceiros e investidores. A ideia era oferecer um serviço de streaming de alta qualidade e com lançamentos exclusivos, mas funcionando apenas por meio de assinaturas, ao contrário de concorrentes do setor, como o Spotify, que possuem opções gratuitas baseadas em anúncios.

A notícia de hoje é apenas mais um revés embaraçoso enfrentado pelo Tidal desde seu anúncio. O serviço afirma ter atualmente 900 mil usuários, mas vale lembrar que eles fazem parte de um período de testes gratuitos e é bem provável que muitos deles deixem de utilizá-lo quando esse tempo chegar ao fim. Como forma de comparação, três quartos dos 60 milhões de usuários atuais do Spotify utilizam a forma gratuita do serviço.

Qual será o próximo capítulo dessa novela chamada Tidal?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.