Fender lança aplicativo para afinação de guitarras e baixos

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 18h09

Aplicativos de afinação de instrumentos musicais existem aos montes nas lojas virtuais, mas quando uma das fabricantes de guitarras mais renomadas do mundo lança sua própria versão, isso sempre é digno de nota. A Fender liberou nesta semana o Tune, seu próprio software voltado não apenas para ajustes nos produtos da marca, mas também para auxiliar os músicos amadores e profissionais.

Com diferentes modos de funcionamento, o software permite que o usuário busque o ajuste ideal para suas necessidades. No Auto-Tune, por exemplo, o sistema simplesmente guia o guitarrista até a nota correta, indicando como afinar o instrumento. No modo manual, entretanto, é possível trabalhar um pouco melhor no tom, ao mesmo tempo em que o software treina o ouvido do músico. Ajustes personalizados podem ser hospedados na nuvem para referência futura.

Seja como for, o Fender Tune promete ser o aplicativo de afinação mais preciso do mercado, principalmente quando utilizado em conjunção com os instrumentos da própria marca. O software não precisa de nada além do próprio celular e um ambiente quieto para funcionar, usando os microfones do dispositivo para fazer a detecção. Medidores indicam quando o ruído ambiente é excessivo de forma a atrapalhar o resultado dos testes.

Fender

Além das guitarras, o app funciona também com os baixos da Fender, em ambos os modos. Basta mexer nas configurações para alterar o instrumento. O software traz ainda dicas de manutenção para iniciantes, bem como informações sobre os cuidados básicos que os itens precisam receber além das cordas em si, e lições simples de como tocar melhor.

O Fender Tune é gratuito, mas por enquanto é exclusivo do iOS. A empresa afirma que este é o primeiro produto de uma recém-criada divisão de serviços digitais, que deve entregar novas funcionalidades para clientes ou não, além, é claro, de levar uma das marcas de instrumentos mais reconhecidas também para as palmas das mãos dos usuários de celulares.

Fonte: Fender Tune (App Store)