Como usar o Rdio

Por Douglas Ciriaco

O Rdio figura ao lado de nomes como Deezer e Spotify como uma das melhores e mais conhecidas opções para quem quer ouvir música via streaming. O serviço, que está disponível para tablets, smartphones e também na web, conta com um catálogo imenso e um visual bem interessante, combinando recursos que o destacam como uma excelente opção para os amantes da música.

Se você já usou o Deezer e o Spotify, deve ter notado inúmeras semelhanças visuais entre eles, algo que não se repete no Rdio, que conta com uma interface mais limpa e clara do que a dos rivais. Ele também pode ser usado gratuitamente, mas, nesse caso, você é obrigado a ouvir propagandas na transição entre algumas músicas.

Quem faz uma assinatura premium pode usufruir de tudo o que o Rdio oferece sem se preocupar com a publicidade. Se você não sabe como usar este serviço, confira agora uma série de passos básicos neste tutorial.

Passo 01: acessando o Rdio

Para começar, acesse rdio.com e faça o seu cadastro. É possível realizar um cadastro do zero ou então usar seus dados do Facebook para fazer login.

Passo 02: tela inicial

A tela inicial do Rdio exibe um menu à esquerda, por meio do qual você navega por todas as seções da página, além dos últimos discos e artistas que você escutou. É possível clicar sobre a arte de algum álbum ali presente para continuar a ouvir.

Como usar o Rdio

Na parte de baixo da tela está o painel de controle, por meio do qual você inicia ou interrompe uma reprodução, bem como avança ou retrocede as músicas executadas.

Passo 03: buscar artistas e músicas

O que interessa aqui é, principalmente, como você vai encontrar algo para ouvir. Então, use a barra de pesquisa presente no topo da tela e digite por álbuns, músicas ou artistas que você procura.

Como usar o Rdio

Note que os resultados vão aparecendo conforme você digita, o que torna mais fácil o acesso ao conteúdo.

Ao acessar a página de um artista, você pode marcá-lo como favorito (clique sobre o coração) para acessá-lo mais rapidamente em outro momento. Além disso, pode navegar por todos os álbuns e músicas ali oferecidas, clicando sobre o que deseja ouvir.

Como usar o Rdio

Se clicar sobre o botão de play ao lado do nome do artista, uma lista de reprodução com todas as suas músicas começa a tocar. Clicando em “Iniciar estação de rádio de artistas”, você vai ouvir um rádio com artistas semelhantes ao escolhido, tudo em sequência e de forma aleatória.

Passo 04: enfileirando músicas

Quando você posiciona o cursor do mouse sobre um álbum ou uma música, note que um botão com três pontos aparece na tela. Clique sobre ele para abrir um menu.

Como usar o Rdio

Ao abrir o menu, clique em “Tocar depois” para adicioná-lo à lista de reprodução atual.

Como usar o Rdio

Para conferir a lista completa, clique sobre o botão presento à direita do painel de controle das músicas.

Como usar o Rdio

Passo 05: salvando uma playlist

Criar listas de reprodução é útil para não ter que ficar selecionando sempre as mesmas músicas para ocasiões que se repetem. Assim, é possível criar playlists para malhar ou relaxar, bem como listas temáticas de reggae ou rap, por exemplo, e tornar sua vida muito mais fácil.

Para fazer isso no Rdio, clique sobre o botão “Nova Playlist” presente no menu à esquerda da tela.

Como usar o Rdio

Depois, na janela que apareceu na tela, defina um nome e uma descrição para a sua lista. Por fim, escolha se outras pessoas podem editá-la em “Parcerias” e também qual será a visibilidade da sua playlist. Feito tudo isso, clique em “Criar playlist”.

Como usar o Rdio

Agora, o próximo passo é achar músicas e álbuns que você quer adicionar à sua lista. Clique sobre o botão de menu de uma canção ou de um disco, escolha a opção “Adicionar à playlist” e depois clique sobre a lista desejada.

Como usar o Rdio

Pronto, feito isso, ficou muito mais fácil reunir suas música favoritas para escutá-las posteriormente.

Passo 06: assinando a versão premium

Clique sobre o botão de menu próximo à sua foto de perfil, localizado no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Configurações”.

Como usar o Rdio

Agora, nesta tela, clique sobre o menu “Assinatura”. Na nova página, escolha o plano que mais lhe interessa e clique sobre o botão “Assine”.

Como usar o Rdio

Por fim, é só dar sequência às instruções para concluir a sua assinatura. Feito isso, você pode usar o Rdio sem ter que aturar as propagandas.

Em outras plataformas

Instalando no celular ou tablet

Se você quer usar o Rdio em seu smartphone ou tablet, basta instalar o aplicativo oficial do serviço em seu aparelho. Ele conta com versões para Android, iOS e Windows Phone

Download: Android | iOS | Windows Phone

Instalando no computador

Por fim, você pode instalar o Rdio para usá-lo diretamente em seu computador. Ele tem versões oficiais para Windows 8.

Download: Windows 8