Aprenda a exportar suas playlists do Rdio para o Spotify

Por Redação

O Rdio está com os dias contados. Desde que o Pandora anunciou a compra do serviço de streaming, muitos usuários já estão migrando para outras plataformas, mas não sem aquele aperto no peito de abandonar todas as suas playlists tão bem construídas ao longo de todos esses anos. Por mais que as mesmas músicas estejam disponíveis em outros serviços, não é fácil organizar tudo isso novamente.

É por essa razão que surgiram algumas ferramentas de exportação para que os órfãos do Rdio não tenham que perder algumas horas do seu dia recriando essas listas. No entanto, até agora, tínhamos apenas métodos alternativos, não oficiais e que não ofereciam tanta segurança, podendo servir de brecha para algum tipo de invasão ou apropriação indevida de dados. Para tranquilizar todo mundo e facilitar a vida de quem deseja fazer essa transição, o Spotify disponibilizou uma maneira de importar suas playlists do finado concorrente com toda a segurança e simplicidade do mundo.

Assim, se você estava perdido quanto ao que fazer com o fim do Rdio e olhando magoado para as suas listas, pode ficar tranquilo. Aprenda como exportá-las para o Spotify e continue aproveitando suas músicas favoritas como se o seu serviço do coração nunca tivesse sido vendido.

Rdio

Só fique atento com as datas. O Rdio continua no ar somente até o próximo dia 22 de dezembro, o que significa que todo o conteúdo salvo também vai ficar disponível somente até esta data. Assim, se você quer manter suas músicas a salvo, é melhor fazer isso o quanto antes e não deixar para depois do Natal, ou não vai ter Papai Noel capaz de ajudá-lo.

Passo 1

Primeiramente, acesse a página de despedida do Rdio. Basta clicar neste link para acessar e dar início a todo o processo. Você vai ver uma mensagem de despedida e uma promessa de melhoria com a união com o Pandora, assim como um panorama completo de suas atividades, desde a criação de sua conta até as descobertas e playlists criadas. Contudo, é só clicar em "Exibir opções de exportação" para seguir em frente.

Rdio para Spotify

Passo 2

Na nova tela, você verá outro botão e uma explicação de que é preciso fazer o download de suas músicas favoritas e playlists para seguir adianta. Assim, clique em "Exportar Coleção", selecione onde o arquivo será salvo e aguarde. Quanto mais músicas você tiver, mais demorado vai ser o processo, então tenha paciência.

Rdio para Spotify

Passo 3

Se você extrair o arquivo ZIP fornecido pelo Rdio, vai reparar que ele possui diferentes pastas, cada uma relacionada ao tipo de informações a ser enviada para o Spotify. É a partir dali que a nova plataforma vai reconhecer seus artistas favoritos, suas músicas do coração e as playlists acompanhadas. Então vá para a página especial do Spotify para a exportação.

Rdio para Spotify

Passo 4

Dentro do site do Spotify, clique em "Select File" e selecione o arquivo ZIP gerado pelo Rdio. Se preferir, você pode simplesmente arrastar o arquivo para dentro da página. Ao fazer isso, ele automaticamente vai fazer a leitura dos dados para encontrar os artistas e criar as playlists que você tinha na outra plataforma. Mais uma vez, é um processo que pode demorar um pouco se a quantidade de dados for muito grande.

Passo 5

Assim que a leitura dos dados for finalizada, você vai receber uma mensagem listando o número de playlists e artistas que foram importados de um serviço para o outro. Clique em "Log in with Spotify" e conecte-se ao serviço. Uma nova janela vai se abrir pedindo acesso à sua conta. Basta clicar em "Okay" para seguir em frente.

Se você não tem conta no Spotify, não precisa se preocupar. Basta criar uma na hora para dar continuidade ao processo.

Rdio para Spotify

Passo 6

Agora é só esperar. O Spotify vai criar as playlists e fazer todos os ajustes necessários e pronto. Quando você entrar no aplicativo ou mesmo na sua versão web, já vai se deparar com as listas, artistas e tudo aquilo que você usava no Rdio quando ele ainda funcionava. Então é só apertar o play e seguir dançando e cantando como se nada tivesse acontecido.

Rdio para Spotify