Você conhece som 3D?

Por Ultradownloads | 22 de Março de 2012 às 15h00
Binaural

Ao contrário do que muitos podem pensar, a técnica utilizada para gravar esse tipo de som não é nenhuma novidade, ela foi criada em 1881, mas nunca se tornou muito popular (apesar de ser incrível).

O segredo para conseguir o efeito realista e que permite ao ouvinte "sentir" de qual direção vem o som, é o método de gravação conhecido como

Gravação Binaural

. A técnica consiste em utilizar dois microfones dispostos de maneira que captem o som de forma parecida com os nossos ouvidos, para isso eles ficam posicionados a cerca de 18 cm um do outro, que é a média de distância entre nossas orelhas.

A partir daí o trabalho fica por conta dos fones de ouvido e do nosso cérebro, que distingue variações de força, tom e equalização, o que nos faz acreditar que os sons vindos dos fones partem de diferentes lugares.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para entender melhor separamos dois exemplos de som 3D, basta colocar os fones de ouvido (muito importante!) e curtir essa experiência auditiva incrível.

Este primeiro vídeo traz diversos exemplos de sons que ouvimos no dia a dia, porém gravados em 3D. Do secador de cabelo a abelha, todos muito realistas!

Já este segundo traz a experiência completa de uma visita a uma barbearia, mas não se assuste, seus cabelos continuarão intactos ao final da gravação!

Também podemos encontrar esse tipo de gravação em músicas e games, um bom exemplo é o álbum Binaural da banda americana Pearl Jam, cujo próprio nome já é uma referência à técnica que é utilizada em diversas faixas do disco.

Quer mais? No site do UD você encontra programas que te transportam para esse mundo do som tridimensional, experimente! ;)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.