Spotify chega a 15 milhões de assinantes pagos

Por Redação | 12.01.2015 às 17:54

O Spotify anunciou nesta segunda-feira (12) em uma curta publicação em seu site, que o serviço de streaming atingiu a marca de 15 milhões de clientes com assinatura da conta premium. Além do número de usuários pagos, a empresa afirmou que chegou a marca de 60 milhões de ouvintes ativos.

O bom desempenho do serviço mostra que ele não foi tão atingido pela pressão de artistas como Taylor Swift, que em novembro passado retirou todas as suas músicas do streaming. Outros artistas seguiram o mesmo caminho da cantora norte-americana, o que gerou especulações sobre o modelo de negócio adotado pelo Spotify. Naquele período, o serviço tinha 12,5 milhões de assinantes pagos, em maio passado esse número era de 10 milhões e 40 milhões de ouvintes ativos, o que evidencia um salto mais recente.

O Spotify ainda enfrenta problemas relacionados com as brigas frequentes com gravadoras e artistas sobre o pagamento de royalties, que segundo os artistas é desproporcional e muito baixo. Ainda assim, a audiência do serviço está crescendo rapidamente e deixando concorrentes como Rdio, Deezer e Rhapsody sentindo que a disputa pela liderança do streaming de música não será fácil.

Os números atuais mostram que o serviço ainda é capaz de atrair uma grande quantidade de usuários, apesar dos problemas recorrentes que tem enfrentado. Para os artistas o crescimento dos clientes do Spotify podem representar um maior poder de barganha, já que com mais clientes o serviço precisa manter suas playlists atualizadas e com mais variedade.

Para comemorar os 15 milhões de clientes premium, o Spotify preparou uma lista de reprodução exclusiva. Confira!

Fonte: http://www.theverge.com/2015/1/12/7531261/spotify-hits-15-million-paid-subscribers-60-million-listeners