Novo formato de arquivo modifica a música toda vez que ela for tocada

Por Redação | 11.09.2012 às 15:40

Toda vez que você escuta sua música favorita no seu tocador de MP3 ela preserva as mesmas características, certo? Da próxima vez que você ouvi-la, o som será o mesmo. Mas pesquisadores da Universidade de Londres, Inglaterra, criaram um novo formato capaz de modificar a música toda vez que ela for tocada.

A ideia para o projeto surgiu depois que os pesquisadores do Departamento de Computação da Universidade receberam a visita do músico Gwilyn Gold, vocalista da banda de indie rock Golden Silvers. Gold sugeriu aos pesquisadores a criação de um novo formato musical.

De acordo com o Geek.com, a tecnologia, intitulada BRONZE, foi criada para proporcionar uma nova experiência de áudio para os usuários toda vez que eles ouvirem a mesma música. O formato foi projetado para que um arquivo de música não tenha mais a mesma forma estática.

Gwilyn Gold

Gwilyn Gold é o primeiro artista a usar o novo formato para compor canções

"BRONZE é uma nova marca de processo criativo, onde a criação e produção de uma peça musical não requer mais o trabalho final de existir de uma forma estática. Ele pode ser usado para qualquer gênero, incluindo músicas altamente organizadas e estruturadas como rock, pop e dance", afirmou Dr. Mick Grierson, da Universidade de Londres. "A qualidade é igual à obtida por meio de ferramentas de criação profissional. A pista será levemente diferente a cada vez, mantendo ainda a qualidade e o equilíbrio da mistura original".

O novo formato já está disponível no mercado e Gwilyn Gold é a primeira pessoa a utilizar o BRONZE para compor e lançar novas canções. O novo álbum do artista está disponível, por enquanto, apenas para os formatos da Apple (iPhone, iPad e iPod).