Nielsen: número de downloads de músicas cai e streaming avança

Por Redação | 19 de Julho de 2013 às 17h24
photo_camera INC

Nos últimos anos, grandes gravadoras e selos descobriram na venda digital de músicas uma alternativa para o setor, que estava vivenciando uma de suas principais quedas com a redução na venda de discos. O que parecia uma solução eficaz e definitiva foi surpreendida pelo lançamento de serviços de streaming de músicas, como Spotify, Pandora, Rdio, entre outros. As informações são do The Verge.

Segundo dados de uma nova pesquisa da Nielsen em parceria com a Billboard, a venda de álbuns no primeiro semestre de 2013 teve recuo de 4,6%. As vendas de downloads, formato de distribuição que permite que os usuários armazenem as canções em seus computadores e dispositivos móveis e que foi idealizado como um sucessor do CD, também apresentaram queda de 2,3%. A venda de download de álbuns aumentou 6,3% no período, enquanto as vendas de CDs recuaram 14%.

A queda na venda de faixas digitais não é uma boa notícia para a Apple, já que grande parte dos rendimentos do iTunes são provenientes dos downloads pagos. Acredita-se que os consumidores se voltaram para serviços de streaming de músicas nos últimos meses por terem opções gratuitas (com algumas restrições) ou a possibilidade de assinaturas para um conteúdo mais completo.

"O streaming continua a ter uma trajetória de crescimento, com mais de 50 bilhões de transmissões de áudio e vídeo [no primeiro semestre do ano]", afirmou em nota oficial David Bakula, executivo da Nielsen. Somente no primeiro semestre, o número de streamings efetuados por usuários de serviços como Spotify e outros cresceu 24%.

No entanto, a Apple não ficou para trás e no fim do ano deve lançar seu próprio serviço de streaming, o iTunes Radio, anunciado durante a edição 2013 da conferência WWDC. O iTunes Radio funcionará de forma parecida com o Pandora, com a criação de estações de rádio personalizadas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.