Publicidade

Neil Young exibe o Pono, player de música digital que garante qualidade do áudio

Por| 01 de Outubro de 2012 às 15h15

Link copiado!

Neil Young exibe o Pono, player de música digital que garante qualidade do áudio
Neil Young exibe o Pono, player de música digital que garante qualidade do áudio

Neil Young criou um novo serviço de música e um player de áudio digital chamado Pono, o qual foi apresentado na última semana no programa de David Letterman, o "Late Show", da televisão norte-americana CBS. O Pono é um protótipo que tem como objetivo superar a inferioridade de áudio comprimida dos arquivos MP3 e semelhantes. Saiu no Engadget.

Apesar de sempre ter sido contra o áudio digital, alegando ter uma qualidade inferior, Neil Young resolveu apostar em uma qualidade bastante superior das músicas digitais. O Pono Player e o serviço de músicas para download hospedado na nuvem servirão para propiciar ao usuário uma experiência de alta qualidade de áudio, que se aproxima à de gravações realizadas em estúdio, com maior fidelidade aos sons.

Antes do lançamento do Pono, Neil Young divulgou seu novo livro, intitulado 'Waging Heavy Peace', que diz que o Pono servirá como elo entre as gravadoras para "salvar o som da música". Segundo o músico, o projeto já foi apresentado a três gravadoras de renome: Sony Music, Universal Music e Warner Music.

O título do livro fala sobre trabalho pela paz. Ele foi escolhido com base em uma resposta que Young deu a um amigo, quando foi questionado se estava declarando guerra à Apple e à iTunes Store com seu novo serviço. O músico compreende que o Pono forçará os atuais serviços de música, incluindo o da Apple, a melhorar a qualidade de áudio disponível para os usuários.

Continua após a publicidade

Muitos músicos famosos já conheceram o projeto de Young e até gravaram suas primeiras impressões a respeito da qualidade do produto. Talvez isso sirva de conteúdo para uma futura campanha.

Espera-se que o Pono (que tem o formato de um chocolate Toblerone), por reproduzir músicas de maior qualidade e, portanto, arquivos maiores, tenha uma capacidade de armazenamento condizente com o tamanho e a quantidade de arquivos que o usuário pretende guardar no aparelho. Em 2013, descobriremos como será a nova investida de Young.

Assista ao talk show de Letterman, em que Young apresenta o Pono (em inglês), no vídeo abaixo: