Publicidade

Last.fm e Spotify se unem para fazer recomendações de músicas

Por| 30 de Janeiro de 2014 às 11h24

Link copiado!

Last.fm e Spotify se unem para fazer recomendações de músicas
Last.fm e Spotify se unem para fazer recomendações de músicas
Tudo sobre Spotify

O Spotify e o Last.fm estão se unindo. Em anúncio oficial, as empresas anunciaram a criação de uma parceria que promete melhorar o sistema de recomendação de músicas, que utiliza o histórico e os hábitos de seus usuários para indicar artistas e faixas que possam ser interessantes. Além disso, a junção também deve aumentar o portfólio de faixas dos dois serviços.

O movimento é benéfico para ambas as companhias. O Last.fm, apesar de ser reconhecido há anos como um dos principais serviços de registro de faixas e recomendações de músicas, ainda sofre com uma biblioteca de faixas não muito extensa. Isso resulta em diversos usuários ouvindo canções que não estão cadastradas no sistema e, sendo assim, acabam não servindo para os fins de análise e indicações.

Já para o Spotify e suas mais de 20 milhões de músicas registradas, é a oportunidade de alcançar um de seus objetivos iniciais. A companhia sempre teve foco em, além de prover o streaming de faixas, ser uma espécie de “serviço de descoberta”, onde os usuários poderiam conhecer novidades e ouvir o que há de novo no mercado a partir de sugestões criadas dentro da própria biblioteca. Exatamente o trabalho que é realizado pelo Last.fm.

De acordo com as empresas, os usuários dos dois serviços verão pequenas mudanças nos próximos dias. Quem usa o Last.fm, por exemplo, verá uma barra do Spotify na parte inferior da tela, por onde será possível ouvir as músicas e baixar o app. Já quem possui o serviço de streaming instalado no computador o verá sendo aberto automaticamente assim que uma música for selecionada.

Continua após a publicidade

Na outra ponta, a sincronização entre as contas do Spotify e Last.fm serão feitas de forma mais integral. Isso já era possível antes, mas apenas por meio da utilização de um app lançado oficialmente na loja online do aplicativo de streaming. Rapidamente, porém, o cliente se tornou a opção mais baixada do serviço.