Jay Z investe US$ 56 milhões em serviço de streaming de música

Por Redação | 30 de Janeiro de 2015 às 15h25

O mundo do streaming musical online tem um novo player, e ele não é um executivo do Vale do Silício ou um diretor de uma grande empresa de tecnologia. Mas isso não significa que você não o conheça, pelo contrário. Estamos falando de Jay Z, rapper americano que acaba de comprar a Aspiro, uma empresa sueca que opera o WiMP e o Tidal, dois serviços em expansão mundial.

O primeiro, disponível em todo o mundo, é focado na descoberta e tenta ser um rival de nomes como Pandora e Spotify. Já o segundo traz uma ideia diferente, focando em músicas com alta qualidade e fidelidade como seus diferenciais. A assinatura custa US$ 19,99, cerca de R$ 55, e permite o download de faixas sem compressão e em formato FLAC.

O negócio custou US$ 65 milhões, mas não teve detalhes divulgados. De acordo com as informações do CNET, Jay Z assumiu o controle da Aspiro por meio de sua empresa, a Project Panther, focada em investimentos e boas ideias que rendem dinheiro para o artista e, muitas vezes, passam longe do mundo da música.

Mais do que isso, a ideia é que a transação o coloque ao lado de outros grandes nomes do mercado, como o rapper Dr. Dre, que hoje faz parte da Apple e é o responsável pela Beats Electronics, comprada pela Maçã no ano passado. O foco, aqui, seria basicamente o mesmo: usar dos contatos e experiências de Jay Z no mercado fonográfico para negociar acordos com gravadoras e, ao mesmo tempo, aproveitar a imagem do rapper em peças publicitárias e como uma garantia de confiabilidade.

De acordo com a revista Forbes, na união de todos os seus negócios, Jay Z tem um valor estimado de cerca de US$ 520 milhões nas mãos. Isso inclui, além da recém-chegada Aspire, a linha de roupas Rocaware, os perfumes 9IX, os champagnes Armand de Brignac, uma agência de representação esportiva e uma parcela considerável do time de basquete Brooklyn Nets, que joga na NBA. Esse último, inclusive, é um reflexo da infância do artista, passada no bairro. Nova York é, até hoje, a grande paixão do músico, ao lado de Beyoncé, sua esposa.

Ele também não é novato no mundo da tecnologia. Jay Z atuou como produtor executivo do game NBA 2K13, da desenvolvedora 2K Games, e também fez parcerias com a Samsung para lançamento exclusivo nos dispositivos da marca de Magna Carta Holy Grail, álbum próprio lançado em 2013.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!