Jay Z investe US$ 56 milhões em serviço de streaming de música

Por Redação | 30 de Janeiro de 2015 às 15h25

O mundo do streaming musical online tem um novo player, e ele não é um executivo do Vale do Silício ou um diretor de uma grande empresa de tecnologia. Mas isso não significa que você não o conheça, pelo contrário. Estamos falando de Jay Z, rapper americano que acaba de comprar a Aspiro, uma empresa sueca que opera o WiMP e o Tidal, dois serviços em expansão mundial.

O primeiro, disponível em todo o mundo, é focado na descoberta e tenta ser um rival de nomes como Pandora e Spotify. Já o segundo traz uma ideia diferente, focando em músicas com alta qualidade e fidelidade como seus diferenciais. A assinatura custa US$ 19,99, cerca de R$ 55, e permite o download de faixas sem compressão e em formato FLAC.

O negócio custou US$ 65 milhões, mas não teve detalhes divulgados. De acordo com as informações do CNET, Jay Z assumiu o controle da Aspiro por meio de sua empresa, a Project Panther, focada em investimentos e boas ideias que rendem dinheiro para o artista e, muitas vezes, passam longe do mundo da música.

Mais do que isso, a ideia é que a transação o coloque ao lado de outros grandes nomes do mercado, como o rapper Dr. Dre, que hoje faz parte da Apple e é o responsável pela Beats Electronics, comprada pela Maçã no ano passado. O foco, aqui, seria basicamente o mesmo: usar dos contatos e experiências de Jay Z no mercado fonográfico para negociar acordos com gravadoras e, ao mesmo tempo, aproveitar a imagem do rapper em peças publicitárias e como uma garantia de confiabilidade.

De acordo com a revista Forbes, na união de todos os seus negócios, Jay Z tem um valor estimado de cerca de US$ 520 milhões nas mãos. Isso inclui, além da recém-chegada Aspire, a linha de roupas Rocaware, os perfumes 9IX, os champagnes Armand de Brignac, uma agência de representação esportiva e uma parcela considerável do time de basquete Brooklyn Nets, que joga na NBA. Esse último, inclusive, é um reflexo da infância do artista, passada no bairro. Nova York é, até hoje, a grande paixão do músico, ao lado de Beyoncé, sua esposa.

Ele também não é novato no mundo da tecnologia. Jay Z atuou como produtor executivo do game NBA 2K13, da desenvolvedora 2K Games, e também fez parcerias com a Samsung para lançamento exclusivo nos dispositivos da marca de Magna Carta Holy Grail, álbum próprio lançado em 2013.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.