Inversão: banda italiana PAGA para as pessoas que fizerem download do seu álbum

Por Redação | 14.09.2012 às 15:51
photo_camera Divulgação

A crise nas vendas de discos e o aumento do download de conteúdo pela internet tem feito com que artistas criem soluções inusitadas para chamar atenção para sua produção. E uma banda italiana decidiu radicalizar: vai pagar 10 euros (cerca de R$ 26) para quem baixar seu novo álbum.

Os integrantes da The Perris visam criticar o crescimento e o aumento da popularidade dos formatos digitais com sua iniciativa. E, a partir do dia 19 de setembro, todos os interessados poderão baixar o álbum 'Universi Piccolissimi' no site oficial da banda e receber seu valor simbólico.

O dinheiro é, na verdade, um vale-compras de produtos na iTunes Store e na Amazon Store, que estará disponível até o 'fim dos estoques'. A banda ainda planeja passar a mensagem de que "música precisa ser comprada, pois quem a produziu investiu tempo e dinheiro".

Esta não é a primeira iniciativa diferente para promover a venda de produtos culturais e criticar a indústria digital. Porém, muitos artistas decidem fazer ações contrárias disponibilizando seus trabalhos na rede pela quantia que o consumidor achar que ele vale, como é caso do lançamento de 2007 do Radiohead, 'In Rainbows'.