IBM criou sistema que analisa partidas de tênis para produzir músicas únicas

Por Redação | 01.09.2014 às 16:15

A empresa norte-americana IBM se juntou ao produtor musical James Murphy para criar um projeto voltado para o torneio de tênis US Open. Murphy era líder da extinta banda dance-rock LCD Soundsystem.

O tradicional torneio de tênis, também conhecido como Aberto dos Estados Unidos, será disputado até o dia 08 de setembro. A IBM e Murphy se uniram para misturar música com big data e criar trilhas diferentes para cada partida disputada a partir de dados dos próprios jogos.

James Murphy contou com um desenvolvedor da IBM para trabalhar com a automatização de algoritmos de música eletrônica e, juntos, devem gerar cerca de 400 horas de música até o final do torneio. De acordo com Murphy não é ele quem cria as músicas. "É a máquina quem faz isso. Eu só crio probabilidades para a música", disse o produtor em um vídeo sobre a iniciativa.

The U.S. Open Sessions

Os dois profissionais associam elementos do jogo, como faltas e saques, a um determinado instrumento. O algoritmo criado pelo desenvolvedor faz a leitura da sequência de dados gerada por cada partida e cria uma mistura musical que gera sonoridades únicas para cada partida. Informações como clima, temperatura, gênero dos jogadores, entre outras, também são utilizadas para personalizar cada música produzida.

Você pode acompanhar diversas músicas elaboradas pelo projeto batizado pela IBM de "The U.S. Open Sessions" no site oficial do US Open.

US Open

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/ibm-e-ex-lider-do-lcd-soundsystem-fazem-musica-inspirada-em-jogos-de-tenis/