Grupo cria instrumento musical virtual utilizando o Kinect

Por Redação | 21 de Julho de 2012 às 18h50

Desde que foi lançado, o Kinect da Microsoft vem surpreendendo muitas pessoas e, claro, ganhando algumas transformações ainda mais incríveis. Dessa vez, um grupo de designers criou um instrumento musical virtual utilizando as câmeras e os recursos de controle de gestos do acessório do Xbox 360.

O V Motion Project, como foi intitulada a criação dos designers, é um criador de música virtual que responde e modifica o som com base nos movimentos do usuário.

V Motion Project

O V Motion Project cria uma projeção de imagem e som com base nos movimentos do usuário (Fotos: Reprodução/Daily Mail)

“O desenho final da máquina foi resultado de meses de experimentação”, afirmou ao Daily Mail Jeff Nusz, um dos envolvidos no projeto. “No início, nenhum de nós estava realmente certo do que estava construindo. Tivemos que fazer um monte de cálculos matemáticos para processar os dados da imagem e calcular a posição de cada junta do esqueleto de uma pessoa, isso 30 vezes por segundo. Decidimos usar dois aparelhos Kinect rodando softwares e em dois computadores diferentes”.

O sistema de som, por sua vez, funciona conectado com a câmera do Kinect e com o Ableton Live, um software de música com sequenciamento geralmente utilizado por DJs e músicos durante apresentações ao vivo.

V Motion Project Kinect

A criação dos designers permite que os controladores mapeiem os movimentos do corpo humano utilizando os recursos do Ableton. Ou seja, dependendo de que parte do corpo o usuário toca ou que movimento ele faz, um novo som pode começar.

Segundo o Huffington Post, o sistema ainda utiliza projeções animadas em uma tela verde bem futurística, que acompanha a movimentação do usuário e da música.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo do V Motion Project:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.