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"Trem-bala com asas" começa a ser testado na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Agosto de 2022 às 10h48

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Divulgação/South China Morning Post
Divulgação/South China Morning Post

Uma nova pista de teste do Sky Train, popularmente chamado de "trem-bala com asas", localizada no sul da China, estreou o primeiro sistema de trânsito Maglev do mundo, ou seja, um composto com vagões que se movem por meio de levitação magnética.

Segundo o pessoal do South China Morning Post, ele foi construído usando ímãs permanentes ao invés de eletroímãs e, com isso, tem a capacidade de manter os vagões suspensos indefinidamente, sem fonte de alimentação.

Os chineses vêm trabalhando neste projeto desde agosto de 2021. Na época, a mídia local divulgou que a grande sacada deste meio de transporte está no consumo de energia, que é 60% menor do que a geração lançada previamente.

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O país resolveu apostar no "trem-bala com asas" visando aproveitar seus recursos naturais. Afinal, a China possui cerca de 40% de todas as reservas conhecidas de elementos de terras raras do mundo. O país também é conhecido por extrair, com sucesso, mais desses metais do que qualquer outro do mundo, e de dominar a cadeia de processamento e fornecimento.

Onde foi o teste do "trem-bala com asas"

O Sky Train experimental entrou em funcionamento no condado de Xingguo, província de Jiangxi. A princípio, esta é apenas uma pista única de testes, com 800 metros de comprimento, construída em postes de aço com elevação no ar de 10 metros.

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O trem de dois vagões pode carregar até 88 passageiros, de forma silenciosa, sem atrito e com velocidades de até 80 km/h. A ideia, caso os testes sejam feitos com sucesso, é que a pista tenha 7,5 km de extensão e alcance até 120 km/h de velocidade máxima.

Os custos para colocar o "trem-bala com asas" em operação, segundo a mídia local, são dez vezes menores do que o preço de um metrô. Além disso, o custo-benefício também seria estendido aos passageiros, já que ele também seria mais rápido do que o meio de transporte convencional.

De acordo com os pesquisadores, a implementação do projeto tornaria o meio de transporte 30% mais rápido. "O trem de alta velocidade com asas elevatórias é uma inovação no conceito tradicional de design aerodinâmico de trens de alta velocidade para reduzir o consumo geral de energia e os custos operacionais", informou a equipe do Centro de Inovação de Dinâmica de Fluidos de Chengdu, liderada pelo engenheiro pesquisador Zhang Jun, em um artigo publicado na revista chinesa Acta Aerodynamica Sinica.