ZyXEL investe R$ 15 mi em operações no Brasil com soluções de rede para PMEs

Por Rafael Romer | 13 de Janeiro de 2016 às 09h08
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A multinacional taiwanesa de soluções de rede e telecomunicações ZyXEL abre o ano iniciando suas operações no Brasil com uma estratégia bem definida: atingir o extenso mercado nacional de pequenas e médias empresas (PMEs).

A organização aposta que o aumento da oferta de banda larga no país levará mais PMEs a apostarem em serviços corporativos como a nuvem, o que também deverá ampliar a demanda local por soluções de redes profissionais. Com a migração destas empresas de soluções domésticas de rede para infraestruturas profissionais, a taiwanesa espera atingir o mercado com um portfólio de 80 produtos trazidos para o país, todos focados em soluções como rede Wi-Fi segura e controle de acesso.

Para alavancar seus negócios, a companhia está investindo cerca de R$ 15 milhões na operação local, dividindo o valor em um tripé de estratégias centrais: a garantia da oferta de produtos locais, o trabalho através de revendedores e a expansão do time brasileiro para suportar o crescimento a médio prazo.

Apesar de estar iniciando oficialmente agora seus trabalhos no país, a ZyXEL tem preparado seu desembarque há cerca de um ano e meio, desenhando uma estratégia de importação que garanta um preço baixo para os canais – que poderão, então, ofertar produtos também a preços reduzidos para as PMEs.

"A gente percebeu que PMEs que precisam de redes profissionais, ou vão para soluções muito abaixo, que não atendem aos níveis de segurança, ou vão para soluções mais caras, que muitas vezes são até focadas em data centers ou infraestruturas maiores. Então há uma carência.", explicou ao Canaltech o country manager da empresa para o Brasil, Adriano Luz – responsável também pela chegada da D-Link ao mercado nacional há quinze anos.

Só na montagem do estoque brasileiro, por exemplo, a ZyXEL investiu R$ 2 milhões, o que deverá manter as revendas locais com uma boa disponibilidade de produtos e prontas para atender projetos rápidos de implementação de rede. A expectativa é que a estratégia possa garantir margens de aproximadamente 40% para as revendas.

A empresa também desenvolverá um programa local para canais, com uma plataforma online e políticas estabelecidas com o objetivo de auxiliar os parceiros com os negócios no país através de ferramentas de integração e Business Intelligence (BI). A expectativa é que o maior crescimento no mercado venha da cidade de São Paulo, onde a empresa esperar triplicar a quantidade de canais já registrados em sua plataforma. Ainda nesse semestre, a empresa também espera colocar mais representantes em outros locais para fazer visitas a possíveis clientes para expandir a presença da marca.

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