Publicidade

YouTube confirma plano com assinatura paga e sem propagandas

Por| 09 de Abril de 2015 às 09h40

Link copiado!

YouTube confirma plano com assinatura paga e sem propagandas
YouTube confirma plano com assinatura paga e sem propagandas
Tudo sobre YouTube

Sabe aquelas propagandas que sempre incomodam quando você tenta assistir a um novo vídeo no YouTube? Pois o Google está prestes a tirá-los da sua vida de uma vez por todas — a partir de um módico pagamento mensal, é claro.

Em um e-mail enviado a vários usuários do seu serviço de streaming, a empresa revelou que vai adicionar um novo sistema de assinatura para que as pessoas possam acessar o trabalho de determinado canal sem se deparar com anúncios.

Segundo ela, a intenção é gerar uma nova fonte de receita para os criadores de conteúdo além da própria publicidade. Basicamente, trata-se de uma forma de usar o engajamento de seu público para fazer com que os fãs coloquem a mão no bolso e paguem pelo que estão assistindo. Assim, além do que já ganham pelas propagandas em seus vídeos, os donos dos canais também vão receber essas "contribuições" dos fãs.

O Google ainda não comentou o valor dessas assinaturas e nem explicou se o sistema de publicidade que temos atualmente no YouTube vai passar por algum tipo de mudança para se adequar à novidade — como a duração dos comerciais ou mesmo a impossibilidade de cortá-los.

Continua após a publicidade

A companhia também não revelou quando as assinaturas chegarão de verdade, embora uma fonte ligada à Bloomberg tenha dito que o recurso deve ser liberado em breve.

E, por mais que seja uma medida bastante polêmica, é fácil entender por que ela está partindo para essa estratégia. Apesar de ainda ser extremamente popular, o YouTube está perdendo espaço para serviços como Netflix e Hulu e a ideia com essa nova geração de receita é incentivar os canais a criarem conteúdos inéditos e de qualidade para atrair mais pessoas para a rede.

Resta apenas saber como o público, acostumado a consumir seus vídeos sempre de graça, vai reagir a tudo isso.

Fonte: Arstechnica, Bloomberg