Yahoo vai lançar app de comunicação por texto e vídeo

Por Redação | 16 de Abril de 2015 às 12h51

Um novo aplicativo de troca de mensagens e vídeos será o primeiro lançamento do Yahoo desenvolvido integralmente durante a gestão de Marissa Mayer, que assumiu a diretoria da empresa em 2012. O produto ainda não foi confirmado oficialmente e nem tem uma data precisa de disponibilidade, mas deve chegar para incomodar grandes players do mercado.

A ideia aqui é reunir em uma única solução tudo aquilo que os usuários já fazem em diferentes apps. De acordo com os rumores, trata-se de um software para troca de mensagens e vídeos gravados, com ou sem prazo de validade, e comunicação em tempo real, seja por texto, áudio ou vídeo. Só pela descrição, já dá para perceber quais são os alvos: Snapchat, Skype, WhatsApp e Facebook, apenas para citar alguns exemplos.

O software já estaria em fase de testes internos e sendo desenvolvido para celulares e tablets, mas os sistemas operacionais não foram confirmados. Levando em conta o status atual do mercado, claro, já dá para esperar, pelo menos, versões Android e iOS, de forma a atingir o maior número possível de usuários e incomodar exatamente nos nichos em que a concorrência já é dominante.

O Yahoo tem experiência com esse tipo de coisa, trabalhando, há 17 anos, com uma solução de Messenger que, apesar de não ser muito utilizada por aqui, é bastante popular nos Estados Unidos e Europa. É bem provável que a nova solução surja a partir das bases do atual Messenger, podendo acabar por até mesmo substitui-lo caso ganhe a tração suficiente para isso. Isso, porém, significa que outras funções do software atual teriam que ser incluídas na novidade, como a possibilidade de transferir arquivos, a integração entre PC e mobile ou, ainda, a criação de salas de chat e grupos.

Assim como nos produtos atuais do Yahoo, o novo app deve ser gratuito e suportado por anúncios, como acontece hoje. Esse é outro aspecto essencial para a companhia, que vem expandindo sua oferta de publicidade para bater de frente com empresas como Google e Facebook, invadindo a música com sua própria plataforma e, também, ampliando os próprios ganhos. Essa é outra das principais iniciativas de Mayer, e vem sendo vista com bons olhos pelos investidores.

Por enquanto, porém, nada confirmado. O aplicativo ainda não foi revelado ao público e permanece como um segredo dentro da empresa. Com o vazamento, porém, se a ideia for realmente verdadeira, não deve demorar muito para que as primeiras novidades apareçam.

Fontes: The Information, Business Insider

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.