Yahoo! tem planos de lançar sua própria assistente virtual

Por Redação | 27 de Abril de 2015 às 08h19

Durante a divulgação dos seus resultados financeiros, o Yahoo! comentou sobre um novo produto que está sendo desenvolvido em seu quartel general. Segundo a CEO da empresa, Marissa Mayer, trata-se de uma assistente pessoal que deve competir com os já conhecidos Google Now, Siri e Cortana. Segundo uma fonte anônima, o produto até o momento tem o codinome "Index" e será destinado ao ambiente móvel.

Ainda de acordo com a fonte, o "Index" será um aplicativo para smartphone e a ideia de Mayer é construir um piloto do app em algum momento durante o segundo trimestre deste ano. Engenheiros de publicidade já estão envolvidos no projeto e por isso a expectativa é que o novo produto também tenha alguma plataforma de anúncios personalizáveis de acordo com as informações obtidas pelo usuário. O desenvolvimento do "Index" está sendo liderado pelos executivos Jeff Bonforte e Peter Monaco.

Bonforte é o executivo do Yahoo! encarregado de quase todos os produtos de comunicação da empresa, incluindo o serviço de e-mail. Ele era CEO da Xobni, uma empresa adquirida pelo Yahoo! no final do segundo trimestre de 2013. Já Monaco era o CTO da Xobni.

A fonte também diz que Mayer, Bonforte e Monaco acreditam que o Yahoo! tem vantagens sobre o Google, Apple e Microsoft pelo fato de seus usuários serem muito mais experientes. As contas mais antigas do Gmail, por exemplo, tem no máximo cerca de 10 anos, enquanto alguns usuários do Yahoo! utilizam o serviços de e-mails da empresa há pelo menos duas décadas. Isso gera muito mais informações para melhorar a qualidade das respostas emitidas pela assistente virtual.

Mayer trabalhou no setor de buscas do Google por alguns bons anos, fazendo seu nome e fortuna. É claro que a aposta da CEO da empresa do Vale do Silício pode ser arriscada, visto que Apple e Google já estão neste mercado há algum tempo e a Microsoft pretende disponibilizar a Cortana para usuários de Android e iOS ainda este ano. No entanto, o conhecimento de Mayer sobre buscas pode muito bem ser utilizado para disponibilizar um produto atraente que fará os usuários substituírem suas atuais assistentes pessoais pelo "Index". Ainda não é claro se o aplicativo será voltado apenas para informações locais, baseado em grande parte nas informações do usuário, ou se abrangerá todo o mercado de buscas, incluindo pesquisas na web.

De acordo com Mayer, a assistente pessoal do Yahoo! terá como objetivo "ajudar as pessoas a entenderem melhor o conteúdo que eles já têm acesso em seus e-mails, usando o contexto para realmente proporcionar resultados de maior qualidade".

Via Business Insider e Phone Arena

Fonte: http://www.phonearena.com/news/Yahoo-rumored-to-wage-war-on-Google-Now-Siri-and-Cortana-with-its-own-personal-assistant-Index_id68634http://www.androidpolice.com/2015/04/23/yahoo-to-reportedly-take-on-google-now-siri-and-cortana-with-its-own-personal-a

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.