Yahoo está trabalhando para melhorar pesquisas em seu serviço de email

Por Redação | 07 de Agosto de 2015 às 14h54

Realizar buscas de emails não é uma das tarefas mais agradáveis. Se sua caixa de entrada está repleta de mensagens de um determinado contato, talvez seja difícil encontrar por um email específico que ele tenha o enviado há algum tempo. Ao contrário da pesquisa na web, no email não há classificação por ordem de importância, ou ainda, você não pode contar com um algoritmo que lhe ajude a procurar pelo que você realmente quer. A maioria das vezes, os emails são listados em ordem cronológica, exibindo os mais recentes primeiro.

"A busca em serviços de emails é falha", disse Jeff Bonforte, vice-presidente de produtos de comunicação do Yahoo, que dirige um dos mais populares serviços de email gratuito. Ele acredita que isso é um problema, visto que o email é um de nossos serviços de memória mais importantes, armazenando fotos, conversas, atividades, documento, entre outras informações. "Há muita história em sua caixa de entrada", disse.

Desde o ano passado, o Yahoo vem trabalhando para transformar a pesquisa de seu serviço de email. Durante a próxima semana, os 225 milhões de usuários do Yahoo Mail irão começar a ver os frutos desse esforço na versão web do serviço.

Quando o usuário começar a digitar um nome de uma pessoa ou empresa na caixa de busca, o Yahoo irá automaticamente sugerir o que ou quem você pode estar procurando. Então, caso você esteja procurando por um bilhete de uma companhia aérea, por exemplo, será possível limitar os resultados com mensagens da empresa e excluir as outras mensagens que contenham as palavras de suas buscas, mas que não possuem nenhum valor para ela.

O Yahoo também está indexando os anexos e links nas pesquisas. Se você procurar pelas fotos de seu cachorro, por exemplo, irá ser exibida uma tela de fotos, evitando que você tenha que abrir cada email para verificar qual a fotografia que você realmente quer. "Ele extrai só essas fotos", disse Sriram Chatrathi, um dos diretores por trás do projeto de email do Yahoo.

Para todas as pesquisas, os usuários poderão clicar em um botão no lado direito dos resultados e classificar a busca por relevância, cronologia ou ainda por mensagens com anexos. Caso você associe sua conta de email com redes sociais como Facebook, Twitter ou LinkedIn, serão exibidas informações de perfis dos usuários com quem você se relaciona via email.

Yahoo Mail

Até o momento as mudanças são modestas. Mas o Yahoo diz que há um trabalho duro sendo realizado por meio do Projeto Bootcamp, que permitirá realizar outras melhorias nos próximos meses.

Enquanto o Yahoo está decidido a melhorar a experiência de seus usuários, o Google também está trabalhando para deixar o seu serviço de email, o Gmail, ainda melhor para os mais de 900 milhões de usuários da plataforma. "Há um monte de sinais específicos para um email que são muito pessoais para você", disse Garrick Toubassi, diretor de engenharia para os produtos Gmail e Inbox. Segundo ele, para determinar a importância de um email, o Google analisa fatores como mensagens não lidas, conteúdo publicitário ou se ele é sensível ao tempo.

Por meio do aplicativo Inbox, o Google está fazendo experiência para deixar a caixa de entrada ainda mais inteligente. O app reorganiza as mensagens do Gmail por tipo de conteúdo e apresenta o que o Google acha que você mais quer ver no topo. Ele também tenta agrupar mensagens relacionadas, como, por exemplo, emails de uma determinada viagem. Até agora, o Google optou por manter os resultados de pesquisa do Gmail basicamente como sempre foram: todos os emails que contêm os termos pesquisados são apresentados em ordem cronológica.

Bonforte disse que o Yahoo havia optado por não introduzir grandes mudanças no Yahoo Mail de maneira rápida. Os usuários estão acostumados a ter tudo funcionando de uma determinada maneira e uma mudança drástica seria algo muito arriscado. "Você não quer perder a inovação por causa da revolta dos usuários", disse ele. "Se formos agressivos nas mudanças, podemos perder de 5 a 10 por cento dos usuários".

Em vez disso, o Yahoo está fazendo mudanças sutis. No mês passado, por exemplo, a empresa inseriu um pequeno botão à no canto inferior direito da tela para compor emails. É possível arrastar fotos e documentos para o email, ou ainda adicionar resultados de uma pesquisa na web. A empresa também está testando mudanças mais radicais no design do Yahoo Mail com pequenos grupos de usuários.

A CEO do Yahoo, Marissa Mayer, tem afirmado repetidamente que os usuários móveis esperam resultados de pesquisa mais inteligentes, mais personalizados. "O Projeto Bootcamp é a central para esses esforços", disse Bonforte. A tecnologia de indexação por trás dele vai ser utilizada para criar experiências mais pessoais sobre outros serviços do Yahoo, como o Fantasy Sports Games e o novo serviço de mensagens LiveText.

"A pesquisa é apenas o começo para nós", disse Bonforte. "Representa o início dos emails e das caixas de entrada inteligentes".

Via NYT

Fonte: http://www.nytimes.com/2015/08/06/technology/personaltech/yahoo-tweaks-email-to-make-search-more-personal.html?partner=rss&emc=rss&_r=0

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.