Yahoo! está negociando a compra do Foursquare por US$ 900 milhões

Por Redação | 15 de Abril de 2015 às 12h30

O Yahoo! está em negociações para adquirir o Foursquare por cerca de US$ 900 milhões. De acordo com informações desta quarta-feira (15), o acordo já está feito, mas ainda é preciso finalizar alguns detalhes a respeito da aquisição. Representantes oficiais do Yahoo! e do Foursquare se recusaram a comentar os rumores.

Apesar de ninguém saber até que ponto essa especulação é verdadeira, a notícia faz sentido. Sabe-se que o Yahoo! está tentando reformular sua participação no mercado mobile e essa aquisição poderia ser a sua maior aposta.

Recentemente, a CEO Marissa Mayer disse que o departamento móvel começou como um hobby dentro da empresa, mas agora é responsável por 25% da receita da companhia. Os esforços da empresa para avançar nesse setor incluem o recente lançamento de uma nova suíte para desenvolvedores móveis.

Apesar de soar como um valor muito alto, os US$ 900 milhões citados não fogem da margem de investimento de diversas empresas de tecnologia, como o Google, por exemplo, que desembolsou US$ 1 bilhão na compra do aplicativo Waze, que tinha mais ou menos o mesmo número de usuários do Foursquare (dezenas de milhões).

O Foursquare foi fundado em 2009 e desde que resolveu dividir o seu aplicativo em dois tem se mantido no top 25 dos aplicativos de viagens mais baixados na App Store norte-americana. Já o app de check-in Swarm tem apresentado um declínio gradual desde o seu lançamento e sequer faz parte do top 100 da loja de aplicativos da Maçã.

O Yahoo!, por sua vez, também tem enfrentado seus próprios desafios no mercado. Embora não apresente muitos problemas financeiros, principalmente após anunciar a venda de suas ações do Alibaba, estimadas em cerca de US$ 40 bilhões, a empresa tem recebido críticas por sua estratégia de produto, apesar da onda de aquisições liderada por Marissa Meyer.

O banco de dados do Foursquare é realmente valioso devido a sua precisão de detalhes e seus avançados sistemas de localização inteligente. Ele já acumulou mais de 7 bilhões de check-ins ao longo dos seus 6 anos de existência, 70 milhões de dicas, 55 milhões de usuários, 65 milhões de lugares registrados e 90 milhões de curtidas registradas em seus apps.

Fonte: TechCrunch
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.