Yahoo divulga conteúdo de três cartas de segurança nacional recebidas do FBI

Por Redação | 01 de Junho de 2016 às 20h02
photo_camera Reprodução/Engadget

O Yahoo acaba de dar um passo gigante em direção à transparência nos Estados Unidos. A empresa é a primeira a confirmar publicamente que o FBI envia correspondências tratando de segurança nacional para instituições. Até recentemente, empresas tinham ordens para se manterem caladas quanto a assuntos desta natureza, mas, agora, graças ao Ato Estadunidense de Liberdade, o Yahoo foi capaz de divulgar três cartas do FBI, recebidas desde 2013.

O conteúdo das correspondências não diz muito, embora elas peçam ao Yahoo a entrega de nomes, endereços, dados de serviços e outras informações. Ainda assim, é difícil para as companhias divulgarem o número de pedidos do gênero recebem todos os anos. Embora o Yahoo tenha permissão para divulgar essas três cartas, a empresa ainda tem que responder outras cartas de segurança nacional em termos intencionalmente vagos de 500 caracteres em relatórios de transparência.

Para cada carta que o Yahoo divulgar (e, segundo informações, são inúmeras), é necessário ter permissão do FBI. A empresa de internet diz que o FBI precisa rever a necessidade de manter segredo sobre todas as cartas, já que a política parece ultrapassada.

De qualquer forma, já podemos considerar a divulgação dessas correspondências como uma vitória.

Quer ver na íntegra as três cartas? É só ir no Tumblr oficial do Yahoo (em inglês).

Via: Engadget

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.