Yahoo coloca prazo para ofertas de compra

Por Redação | 29 de Março de 2016 às 12h04
Tudo sobre

Yahoo

Parece que os planos de venda do Yahoo deixaram de ser uma pressão de um grupo de acionistas para se tornarem uma alternativa real para a companhia. Nesta terça-feira (29), de acordo com relatos ainda não confirmados, a empresa de internet teria firmado um prazo até o dia 11 de abril para que as interessadas em uma possível aquisição revelassem valores e termos do negócio.

O processo, similar ao de um leilão ou uma licitação, mas não com o mesmo formato, claro, serve para que a diretoria estude qual o melhor caminho a seguir no caso de uma venda. As propostas servem para que o Yahoo observe, por exemplo, quais condições deve cumprir caso ocorra uma aquisição por um dos interessados, além do que eles pretendem fazer com a companhia, pelo menos em seus anos iniciais após a compra.

As informações foram reveladas à imprensa por fontes anônimas que estariam ligadas às negociações de venda do Yahoo. A data bastante próxima indicaria não apenas uma pressa em finalizar uma eventual aquisição, mas também que a ideia já corre entre a diretoria há mais tempo do que a própria empresa faz parecer. Se a data de 11 de abril for real, é possível que o negócio seja confirmado até o final do primeiro semestre.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A ideia é vender apenas o negócio central do Yahoo, com seus serviços de internet, email, Messenger e publicidade, além dos ativos asiáticos da companhia. O principal destaque dessa oferta – que muitos consideram até mesmo mais interessante que o próprio serviço online – é uma participação de US$ 30 bilhões no Alibaba, o gigante do e-commerce chinês.

A venda do Yahoo é um assunto corrente no noticiário de negócios e tecnologia há alguns meses, principalmente depois que os esforços da CEO Marissa Mayer para reorganizar a companhia e trazê-la de volta a um patamar de lucratividade não geraram os resultados esperados. Entre as empresas mais interessadas na compra estariam a operadora de telefonia Verizon e a Time Inc., gigante da comunicação que publica revistas conceituadas como a Time, Fortune, Sports Illustrated, Entertainment Weekly e People.

Por enquanto, porém, nada de confirmações. Sabe-se, por exemplo, que o Yahoo vem sofrendo forte pressão de um grupo de investidores, o Starboard Value LP, que inclusive, teria iniciado uma proxy war de forma a forçar a diretoria a iniciar o processo de compra. Não se sabe se as novas movimentações são frutos desse processo, nem se elas realmente estão acontecendo, uma vez que o Yahoo não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: The Wall Street Journal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.