Yahoo atualiza aplicativo de email e passa a permitir uso de outros emails

Por Redação | 16 de Outubro de 2015 às 15h00

Em busca de trazer mais funcionalidades para os usuários atuais e arrebanhar novos, o Yahoo está realizando uma mudança completa em suas aplicações de email. Em uma atualização liberada nesta quinta-feira (15) para PC, iOS, Android e versões para smartwatches, a empresa repaginou seu aplicativo de correio eletrônico, que ganhou novas funções e a capacidade de funcionar com serviços de terceiros.

A grande novidade é que, agora, não apenas os emails do Yahoo funcionam com o assistente, mas também soluções da AOL, Outlook e Hotmail. O Gmail, porém, continua como uma ausência bastante sentida, e a empresa não se pronunciou sobre uma possível inclusão, apesar de o suporte a parceiros sinalizar que uma amizade com o Google nesse sentido pode começar no futuro.

Todas as contas funcionam de forma integrada, com contatos, buscas e escrita de mensagens podendo ser feitas entre todas elas. As contas também fazem uso de outra funcionalidade inédita do aplicativo, o login sem senha, que atrela o acesso aos perfis ao número de celular do usuário, evitando que ele tenha que lembrar de diversas credenciais e facilitando o uso de contas diferentes.

A ideia principal é permitir que usuários façam uso de suas contas corporativas e pessoais a partir de uma única interface, sem a necessidade de ficar realizando logins e fechando sessões entre elas. Uma notificação push é usada para validação e, caso o usuário a aceite, o recurso, chamado de Account Key, entra em ação. O Yahoo explica ainda que a função está em caráter de testes e, em breve, deve chegar também a outros aplicativos próprios.

Uma última novidade permite ainda a integração dos serviços de email com contas em redes sociais. Assim, o usuário ganha mais informações nos perfis de cada um de seus contatos, com fotos atualizadas e status mais recentes sendo exibidos juntamente com outros dados, como email, telefone ou mensagens trocadas.

Novos gestos também permitem uma usabilidade mais apurada, facilitando, por exemplo, o processo de arquivar uma mensagem, marcar um email como lido ou movê-lo para a lixeira sem efetivamente acessá-lo. Além disso, as buscas, agora, acontecem unicamente no servidor, aumentando o número de resultados exibidos e também a precisão deles, uma vez que o app não mais privilegia as mensagens armazenadas no celular durante o processo.

A atualização é gratuita e já está disponível para todos os usuários. Restrições locais podem se aplicar e atrasar um pouco o lançamento do update no iOS e Android, mas de acordo com o Yahoo, todos devem estar rodando a versão ao longo dos próximos dias.

Fonte: Yahoo

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.