Publicidade

Xperia XZ é quase todo feito de plástico, revela teste

Por| 07 de Novembro de 2016 às 09h34

Link copiado!

Xperia XZ é quase todo feito de plástico, revela teste
Xperia XZ é quase todo feito de plástico, revela teste

A Sony já teve dias melhores no mercado de smartphones e muita gente sente saudades de quando a empresa lançava aparelhos do naipe do Xperia Z3. E muito de toda essa saudade se dá porque a empresa não vem conseguindo entregar bons gadgets ultimamente, a exemplo do Xperia XZ.

Embora seja vendido como o atual top de linha da fabricante japonesa, a verdade é que o XZ vem decepcionando muita gente por causa de seu design e desempenho. E, para provar que as queixas do público fazem sentido, o youtuber JerryRigEverything, famoso por submeter os mais diversos smartphones a testes de estresse, resolveu castigar um Xperia XZ e comprovar que o aparelho tem seus podres escondidos.

Em seu mais recente vídeo, o rapaz critica a construção do smartphone da Sony e diz que a utilização da liga metálica ALKALEIDO para conferir um visual mais brilhoso e premium acabou forçando a empresa a economizar em outras coisas que ficam debaixo do capô. E, num smartphone, economia é sinônimo de plástico.

Continua após a publicidade

Com um estilete, youtuber mostra que até as laterais do Xperia XZ são feitas de plástico (Captura de tela: YouTube)

Utilizando um estilete, o rapaz começou a raspar o Xperia XZ inteiro em busca de componentes fabricados em plástico. Para a surpresa dele, e de quem achava que o gadget realmente era todo metálico como a Sony vendia, há uma quantidade absurda do material, que é empregado nestas partes:

  • Grade do alto-falante superior
  • Grade do alto-falante inferior
  • Laterais
  • Bordas inferior e superior
  • Parte retangular na porção inferior traseira
  • Proteção do flash LED
  • Leitor de impressões digitais
  • Bandeja do cartão SIM/microSD
Continua após a publicidade

Não há problema algum em utilizar plástico na construção de um smartphone, desde que a fabricante informe os consumidores sobre isso - o que não acontece no caso do Xperia XZ. E isso é um prato cheio para deixar os usuários insatisfeitos e irritados.

No fim das contas, o plástico só não é empregado na parte traseira do Xperia XZ e no vidro de proteção da câmera traseira (Captura de tela: YouTube)

Por exemplo: com o tempo, a tendência é que a tinta utilizada para pintar as partes plásticas comece e desbotar e/ou a descascar, revelando a real aparência do aparelho. O resultado disso é que, ao invés de um aparelho unibody feito todo em metal, o usuário terá em suas mãos um aparelho esteticamente feio. Além disso, a utilização de plástico nas laterais do smartphone confere menos resistência e durabilidade a ele, tornando-o suscetível a entortamentos.

Continua após a publicidade

No fim das contas, o youtuber alerta que o Xperia XZ não é tão premium quanto aparenta ser e que os usuários devem ter cuidado ao optar por ele para depois não sentirem que foram enganados.

Posicionamento da Sony

Através de sua assessoria de imprensa no Brasil, a Sony afirmou que “os designers e engenheiros da Sony Mobile selecionam o melhor material para cada parte dos smartphones da marca, para que beneficie o desempenho do dispositivo”.

Sobre a utilização do metal ALKALEIDO na parte traseira, a companhia afirma que ele contribui para a gestão do calor e para compor o design premium do dispositivo. Já a tira inferior da parte traseira e o frame curvado deste smartphone são constituídos de plástico com um revestimento metálico harmônico visando o melhor desempenho da antena.

Continua após a publicidade

“Com a crescente demanda por uma capacidade de rede mais rápida é necessário o uso de dois tipos de materiais e assim, manter o equilíbrio entre o desempenho e o design”, completou a Sony.

*Notícia atualizada em 21/11

Fonte: JerryRigEverything (YouTube)