Publicidade

Wozniak critica carro da Tesla e não acredita mais em Elon Musk

Por| 01 de Fevereiro de 2018 às 15h00

Link copiado!

Reddit
Reddit
Tudo sobre Tesla

Em briga de cachorro grande, o melhor negócio é sentar e ficar olhando a disputa. Ainda mais quando envolve dois dos maiores nomes da indústria da tecnologia, Steve Wozniak, cofundador da Apple, e Elon Musk, criador da Tesla e SpaceX.

A polêmica começou no fim de janeiro, em uma palestra que Wozniak dava na Suécia. Sem medir palavras, ele afirmou: "Eu não acredito em nada do que Musk ou a Tesla dizem".

Sem deixar de dizer que ele ainda admira o trabalho da Tesla, Wozniak citou algumas promessas feitas pela empresa nos últimos meses e que não foram cumpridas.

Uma delas se refere à implantação de sensores nos carros da Tesla que permitiriam que o veículo se autodirigisse até o fim de 2016. Essa promessa despertou o desejo de Wozniak em ter um modelo da montadora.

Continua após a publicidade

Então, a Tesla percebeu que o sistema não iria funcionar e se desfez da empresa de sensores. Novos foram implantados, com oito câmeras, em vez de uma, como previa o projeto original. O lançamento ficou para o fim de 2017.

Atenção do motorista

Além da questão da mudança de planos, Wozniak criticou o desempenho do piloto automático. Segundo ele, o sistema não responde bem às variações de uma estrada, o que obriga o motorista a ter muita atenção durante o trajeto e, eventualmente, assumir o controle.

A bronca não para. Woz reclama que a Tesla tira o corpo fora das responsabilidades ao afirmar que seus produtos sempre estão na fase beta. "Essa é uma maneira ordinária de escapar", disse o cofundador da Apple.

Continua após a publicidade

Para o ex-Apple, outras empresas estão à frente da Tesla em relação ao carro autônomo.

Musk já havia falado, na época do lançamento do sistema, que seria necessário o monitoramento por parte do motorista. No fim do ano passado, ele pediu feedbacks de motoristas que fizeram testes e prometeu uma nova versão do sistema.

Essa atualização pode chegar tarde demais. Woz já declarou que sua preferência atual é pelo Chevy Volt, exceto para longos trajetos, já que a Tesla tem mais pontos de carga.

A Tesla ainda não se pronunciou sobre as críticas de Wozniak.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC