Watson Data Plataform – Fundação de Dados para a era Cognitiva

Por Colaborador externo | 10 de Março de 2017 às 09h53
photo_camera Divulgação

Watson Data Plataform, lançado em novembro de 2016, tem o objetivo de tornar a exploração, visualização e tomada de decisão mas simples para os usuários de negócio e profissionais de TI.

Para uma melhor compreensão da abragência desta plataforma e toda a tecnologia embarcada é importante ter conhecimento de dois conceitos:

Big Data: é o termo usado no mercado para descrever grandes volumes de dados, estruturados e não estruturados, que precisam de ferramentas especialistas para lidar com grandes volumes, formatos variados, para que todas as informações possam ser encontradas, analisadas e também aproveitadas no tempo necessário. Este novo ambiente de informação é cada vez mais relevante e estratégico para as corporações, à medida em que a sociedade se depara com um aumento sem precedentes no número de informações geradas a cada dia (dispositivos móveis, sensores, internet das coisas, etc ...)

Computação Cognitiva: o conceito é novo, mas terá impacto nas mudanças tecnológicas em um futuro próximo. Computação cognitiva é a capacidade de computadores pensarem como seres humanos, dentro de um contexto de aprendizado. A IBM apresentou este conceito em 2011, através do Watson no programa de perguntas e respostas da televisão americana chamada Jeopardy e vimos este sistema derrotar dois vencedores em edições anteriores.

Estes conceitos já estão sendo aplicados na prática e vemos um número cada vez maior de empresas de diversos segmentos e portes, empregarem a filosofia de Big Data e Analytics como ferramenta de apoio estratégico.

O acúmulo de dados não surgiu agora. Há muito tempo eles serviam, igualmente como hoje, para organizar, guardar e analisar tudo o que acontecia em uma empresa ou instituição. No entanto, nos tempos modernos esse tipo de organização teve mudanças, com computadores cada vez mais modernos e softwares especialistas a análise de dados ficou ainda mais precisa e também mais rápida.

O grande desafio para as empresas não está apenas no armazenamento, transformação e retenção destes dados, e sim como torna-los de valor para a empresa. Não adianta ter um grande volume de informação se eles não forem aproveitados de forma eficaz, ágil e inteligente.

Uma nova plataforma

Watson Data Platform tem o potencial para gerar eficiência e mudanças com Big Data e advanced analytics - assim como todas as tecnologias associadas: machine learing, Internet das coisas e modelagem preditiva.

A plataforma está diposnível em Cloud, podendo integrar fontes de dados on-premisse, em outros provedores de Cloud, Data Science Experience, APIs de Watson e serviços de Bluemix da IBM.

Experiência Unificada do Usuário

Os recursos baseados em perfis no IBM Watson Data Platform permite um alto nível de colaboração entre cientistas de dados, engenheiros de dados, analistas de negócios e desenvolvedores. A plataforma fornece um ambiente colaborativo para várias funções.

Os profissionais de negócios podem fazer perguntas, utilizando linguagem natural (lingua portuguesa) ou ainda utilizar modelagem preditiva sem a necessidade de conhecimento estatístico (computação cognitiva aplicada na plataforma), desta forma obtêm informações valiosas de maneira simples. Além disso é possível extrair informações de media social (Twiter, Facebook, Sites de Notícia, Blogs, Forum, etc ..) construindo de forma automatizada gráficos contextualizados por exemplo analise de sentimentos.

Os Desenvolvedores podem explorar APIs de terceiros para acelerar a inovação, ou ainda utilizar o conjunto de ferramentas Open Source disponível em nossa plataforma.

O engenheiro de dados podem facilmente gerenciar, integrar e proteger dados, enquanto que o
cientista de dados tem sua produtividade e experiência melhorada com a integração perfeita de notebooks Spark, Jupyter, RStudio, Shiny e muito mais para grandes análises de dados via IBM Data Science Experience.

IBM Data Science Experience

IBM Data Science Experience é uma nova oferta de ambiente em nuvem, para utilizar e implementar machine learning em uma experiência guiada. Criados através de notebooks Jupyter, códigos de programação podem ser importados de uma biblioteca proprietária, de uma comunidade na Internet, de soluções de indústria pré-construídas ou criados a partir do zero.

Os investimentos da IBM em Apache Spark, Bluemix Cloud, computação cognitiva e várias inovações desenvolvidas pelo time de pesquisa da IBM foram evidentes ao rever essas soluções.

Como outros fornecedores de tecnologia de massa que abraçam código aberto, a IBM está alavancando um ecossistema de análise familiar e expansível do Spark SQL, Python, R, Java e Scala.

Os parceiros destacados incluem:

Qubole - Permite que os usuários do IBM Data Science Experience processem dados usando o Spark na escolha da infraestrutura de nuvem pública

RStudio - permite o desenvolvimento de pacotes R e integra ferramentas existentes para R, incluindo Shiny ea nova interface R para Apache Spark, sparklyr

Keen IO - fornece um conjunto de poderosas APIs que permitem aos cientistas de dados coletar, analisar e visualizar eventos de qualquer coisa conectada à internet

Assistência futura à automação de Machine Learning

Baseado em Apache Spark, o IBM Watson Machine Learning irá construir de forma inteligente e automizada modelos no futuro, usando Assistência Cognitiva, patenteada pela IBM, para marcar e recomendar o melhor modelo, analisando um conjunto abrangente de algoritmos otimizados.

Um novo método

O Data First Method está disponível para os clientes que querem expandir o nível de maturidade na analise de dados estruturados e não-estruturados, tornando-os de maior valor a corporação. Realizamos entrevista com as áreas de TI e Negócio, para entender o seu objetivo comum, desafios, nível de maturidade e a partir de então construimos uma metogologia de projetos para auxliar os nosso clientes numa nova jornada analítica.

Entenda o que funciona e o que não funciona na obtenção de valor a partir de dados. Comece rápido !!!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.