Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Visual Studio 2015 é lançado com suporte a Android, iOS e Apple Watch

Por| 22 de Julho de 2015 às 08h32

Link copiado!

Visual Studio 2015 é lançado com suporte a Android, iOS e Apple Watch
Visual Studio 2015 é lançado com suporte a Android, iOS e Apple Watch
Apple Watch Series 1 Sport 42mm

Poucos dias antes do lançamento do Windows 10, a Microsoft lançou nesta segunda-feira (20) a versão final do Visual Studio 2015. Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem se empenhado em fazer do Visual Studio uma ferramenta para desenvolvimento multiplataforma, com uma mistura de várias linguagens de programação e funcionalidades. A versão 2015 do ambiente de desenvolvimento da empresa leva estes conceitos a outro nível.

O Visual Studio 2015 passou por um ano de testes antes de ser lançado na sua versão final nesta semana. O programa chega juntamente com uma nova edição do .NET Framework 4.6, trazendo também novidades e recursos que facilitam a criação de aplicativos compatíveis com diferentes plataformas. Essa, aliás, é a grande aposta do novo ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da empresa.

O Apache Cordova é um conjunto de APIs que irá permitir que os desenvolvedores trabalhem em seus aplicativos para Android e iOS (incluindo o Apple Watch) utilizando HTML, CSS e JavaScript ao invés das linguagens nativas dos programas. Com essas mudanças, os projetos poderão ser modificados facilmente para terem suporte a outros sistemas.

Fruto de uma parceria com a Xamarin, o Visual Studio conta com uma ferramenta que basicamente converte aplicações .NET para rodarem em sistemas móveis que não sejam o Windows. No caso do Android, a versão 2015 do Visual Studio conta com um emulador que permite testar os aplicativos.

Continua após a publicidade

O Visual Studio Enterprise 2015, que possui todos os recursos disponíveis do programa, inclui suporte a C# 6, Visual Basic. NET 12, C++ 11, 14 e 17, F#, TypeScript e Python, entre várias outras. Isso faz do Visual Studio um pacote robusto com inúmeras funcionalidades e 27 GB de tamanho.

O Visual Studio 2015 começou a ganhar forma em junho do ano passado, quando uma versão prévia foi lançada para o público. De lá para cá, a Microsoft realizou várias mudanças baseadas nos feedbacks dos usuários, resolvendo problemas e aprimorando funcionalidades.

A edição Visual Studio 2015 Professional pode ser adquirida por US$ 1.200, enquanto que a edição Enterprise custa US$ 6.000. É possível fazer o download de ambas as edições gratuitamente para testes ou utilizar o Visual Studio Community, disponível gratuitamente, mas que não possui alguns recursos das versões comerciais.

Fonte: Ars Technica