Vimeo adquire VHX visando criar serviço de assinatura

Por Redação | 02 de Maio de 2016 às 10h21

A Vimeo anunciou nesta segunda-feira (2) a aquisição da VHX, startup que auxilia pequenos criadores de conteúdo em vídeo a comercializarem suas produções. Os valores referentes à transação não foram divulgados, mas a intenção da Vimeo é clara: unir a expertise da VHX para criar um serviço de monetização de conteúdo para criadores independentes e disponibilizá-lo a um público de 280 milhões de pessoas, incluindo criadores e consumidores.

Kerry Trainor, CEO da Vimeo, afirmou que serviços de assinaturas fazem parte da expansão dos vídeos online e da evolução das transmissões da TV por assinatura. Com essa mudança no cenário, a companhia quer se posicionar como a plataforma ideal "para a próxima geração de canais de vídeos premium que servem a audiências globais apaixonadas".

A VHX trabalha com criadores de vídeo e venda de conteúdo na web há anos. Recentemente, a empresa mudou seu foco para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e, mais recentemente, começou a ajudar seus clientes a inserirem seus conteúdos na nova Apple TV, oferecendo a possibilidade para que criadores de conteúdo e empresas com pouco orçamento estivessem presentes na sala de estar dos consumidores. "Há muita oportunidade nos dias de hoje para os pequenos criadores de conteúdo pegarem parte do dinheiro que costumava ser da TV a cabo", analisou o analista da empresa de pesquisa BTIG, Rich Greenfield. "Se você puder obter [conteúdo] em uma tela maior em casa, há uma chance muito maior das pessoas pagarem pelo seu conteúdo".

Comparada às principais concorrentes do mercado, como YouTube e iTunes, a Vimeo pode ser considerada uma plataforma de vídeos pequena. Mas o atrativo na estratégia da empresa é oferecer uma parcela muito maior dos rendimentos. Ela planeja ficar com apenas 10% de todos os rendimentos gerados pelo seu serviço de assinatura, uma parcela muito menor do que da Apple e do YouTube. Além disso, a plataforma irá compartilhar informações sobre os consumidores e espectadores, algo que os produtores de conteúdo não têm acesso na Netflix ou no Hulu.

Como a aquisição da VHX acabou de ser concretizada, ainda não há nenhuma previsão de quando a Vimeo começará a oferecer esse serviço de assinatura ou conteúdo premium aos usuários. Além disso, não se sabe se a plataforma oferecerá parte do conteúdo premium gratuitamente aos usuários por um período determinado de tempo, assim como fazem as concorrentes.

Via The Verge

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.