Vídeo mostra reação de Steve Jobs a um insulto durante a WWDC de 1997

Por Redação | 23 de Outubro de 2015 às 12h49

Durante a World Wide Developers Conference (WWDC) de 1997, ano em que retornou à Apple depois de passar 12 anos afastado, Steve Jobs estava respondendo a algumas perguntas da plateia quando um homem resolveu cutucar o cofundador da Maçã.

"Sr. Jobs, você é um homem brilhante e influente”, começou o participante. “É triste e claro que, de vários aspectos que você discutiu, você nem sabia sobre o que estava falando [Risos da plateia]. Gostaria, por exemplo, que você expressasse em termos claros como o Java e qualquer uma de suas encarnações abordam as ideias contidas no OpenDoc. E quando você terminar, talvez você possa nos dizer o que você, pessoalmente, tem feito nos últimos sete anos".

Neste momento, a plateia ficou em silêncio e alguém soltou um sonoro "Ouch". Apesar do insulto inesperado, Jobs respondeu à pergunta e ainda mostrou porque era um CEO tão admirado e importante para o mundo da tecnologia.

"Erros serão cometidos", disse o executivo. Nos cinco minutos seguintes, Jobs deu uma aula de como transformar graciosamente um insulto em um discurso improvisado sobre sua visão de negócios e sobre como a experiência do consumidor deve ser colocada em primeiro lugar.

"Você sabe... você pode agradar as pessoas por algum tempo, mas uma das coisas mais difíceis quando você está tentando efetuar uma mudança é que pessoas como este senhor estão certas em algumas áreas". Ele reconheceu que não estava familiarizado com alguns aspectos do OpenDoc, mas isso não o impedia de planejar o futuro da Apple.

"A coisa mais difícil é: como isso se encaixa numa visão coesa, mais ampla, que vai permitir que você venda US$ 8 bilhões, US$ 10 bilhões em produtos por ano? E uma das coisas que eu sempre pensei é que você precisa começar com a experiência do consumidor e depois com a tecnologia. Você não pode começar com a tecnologia e depois tentar descobrir onde você está indo para tentar vendê-la. E eu cometi este erro provavelmente mais do que todos nesta sala. E eu tenho as cicatrizes para provar isto. E eu sei que este é o caso", disse Jobs.

"Nós tentamos chegar com uma estratégia e uma visão para a Apple que começou com 'Que benefícios incríveis podemos oferecer aos clientes? Onde podemos levar nossos clientes?' Não começamos com 'Vamos sentar com os engenheiros e descobrir que a tecnologia impressionante nós temos e então como nós vamos para o mercado com ela?' E eu acho que este é o caminho certo a se tomar", continuou.

"Erros serão cometidos, algumas pessoas vão ficar chateadas, algumas pessoas não vão saber o que estamos falando, mas eu acho que isto é muito melhor do que a situação em que as coisas estavam há pouco tempo. E eu acho que nós vamos chegar lá", concluiu.

O vídeo deste discurso esta disponível em inglês, mas você pode ativar as legendas em português:

Via Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.