Versão prévia de novo sistema operacional leve "Windows 10 Cloud" é vazada

Por Redação | 05.02.2017 às 12:10

Rumores de que a Microsoft estaria desenvolvendo uma nova versão mais leve do Windows 10 já estão rondando a Internet há algum tempo. Nesta semana, no entanto, o vazamento de uma versão prévia do sistema operacional finalmente deu alguns indicativos concretos do que podemos esperar do software, que está sendo chamado de Windows 10 Cloud.

A prévia do sistema foi vazada pelo usuário do Twitter @adguard e ainda está disponível na web para ser baixada. A recomendação, no entanto, é que usuários não instalem o programa em suas máquina principais, já que não há garantias de estabilidade desse build.

A nova versão do Windows é considerada uma segunda tentativa da Microsoft de emplacar um "Windows RT", um sistema operacional leve o suficiente para os planos da empresa com processadores ARM. Entre suas características, está o fato do sistema só permitir a instalação de aplicativos universais do Windows, obtidos através da Windows Store.

O site MS Poweruser fez a instalação do build vazado e comprovou a impossibilidade de se instalar programas de fora da loja oficial da empresa. Ao tentar instalar o Visual Studio Code, um aplicativo Win32, o sistema avisou o usuário de que o programa "não era desenhado para esta versão do Windows". "Esta versão foi criada para ajudar a proteger você e seu dispositivo executando exclusivamente aplicativos da Windows Store", alertou o Windows 10 Cloud.

Alerta avisa usuários sobre incompatibilidade do sistema com aplicativos Win32 (foto: MS Poweruser/reprodução)

Por ser apenas uma prévia vazada, ainda não podemos confirmar com certeza se esse será o caso na versão final do Windows 10 Cloud, já que um dos motivos pelo qual o Windows RT não foi bem sucedido foi a baixa oferta de apps – o que deverá se repetir, principalmente entre usuários pesados do Windows, que exigirão suporte aos apps Win32 clássicos em suas máquinas.

Via: MS Poweruser