Publicidade

Versão brasileira da assistente Cortana terá voz de apresentadora de telejornal

Por| 22 de Julho de 2015 às 12h11

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Com lançamento confirmado para o Brasil, a assistente de voz Cortana por aqui seguirá o padrão da versão norte-americana. Isso significa que os usuários brasileiros podem esperar uma voz feminina para a plataforma, embora ainda não tenha sido revelada quem dublará o software.

Em entrevista ao TechTudo, Susan Hendrich, uma das gerentes para o Windows, destacou o que a empresa está levando em consideração para selecionar a voz oficial da Cortana no país. De acordo com a executiva, inicialmente foram escolhidas 20 pessoas, que participaram de vários testes. Depois, esse número caiu para oito vozes e, no estágio atual, a equipe brasileira da Microsoft avalia três finalistas para decidir qual delas emprestará sua voz à assistente.

Ainda segundo a companhia, a voz da Cortana em português terá entre 30 e 45 anos, com "maturidade para apresentar conhecimento, mas ao mesmo tempo jovem para soar como uma pessoa de muita energia". Além disso, a versão final terá uma fala similar à de uma apresentadora de telejornal e que não haverá sotaques nem regionalismos nas falas da assistente. "Uma voz que siga o padrão estabelecido no Jornalismo da Rede Globo", comentou Hendrich.

Embora a previsão de chegada da Cortana ao Brasil seja ainda para este ano (para membros do programa Windows Insiders), o processo de localização do software para o nosso idioma deve levar um total de 11 meses. Para a Microsoft, o objetivo é disponibilizar uma assistente inteligente, que apresenta respostas espertas e de fácil entendimento para usuários de todos os cantos do país. "Ela deve ser amigável, mas ao mesmo tempo confiante", revelou.

Continua após a publicidade

O Windows 10 chega oficialmente às lojas do mundo todo na próxima quarta-feira (29). Nesta data, a Cortana já estará disponível nos seguintes países e com seus respectivos idiomas nativos: Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha. Em seguida, chegará ao Japão, Austrália, Canadá (inglês) e Índia (inglês). Brasil e México serão os últimos a receber a novidade, no final do ano, para membros do programa Windows Insiders. Os outros usuários só a receberão em 2016.

Leia também:

Fonte: TechTudo