Verizon oficializa compra do Yahoo por US$ 4,83 bilhões

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 08h44
photo_camera Yahoo

A Verizon, uma das maiores operadoras de telecom dos Estados Unidos, anunciou a compra do Yahoo por um total de US$ 4,83 bilhões, pagos em dinheiro, numa manobra para expandir sua presença no mercado de internet. Para o Yahoo, a injeção de dinheiro da Verizon é uma maneira de a empresa se aliviar de dificuldades econômicas sofridas nos últimos anos.

O acordo foi oficializado nesta segunda-feira (25), após a abertura da bolsa de valores de Nova York, mas a compra já era esperada desde o domingo, quando o Wall Street Journal reportou que o conselho administrativo do Yahoo aceitou a proposta feita pela Verizon. O negócio está sujeito às condições habituais de fechamento, aprovação dos acionistas do Yahoo e aprovações regulamentares, e deve ser concluído no 1º trimestre de 2017. Até o fechamento, o Yahoo continuará a operar de forma independente.

"O Yahoo é uma empresa que mudou o mundo e continuará a fazê-lo através desta combinação com a Verizon e AOL. A venda do nosso negócio operacional é um passo importante em nosso plano para agregar valor para nossos acionistas. Esta operação também configura uma grande oportunidade para o Yahoo acelerar o nosso negócio em mobilidade, vídeo e publicidade", declarou a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, em comunicado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sob os termos do acordo, o Yahoo será integrado com a AOL e ficará sob o controle de Marni Walden, presidente da organização de inovação de produtos e negócios de notícias da Verizon. Em email enviado aos funcionários, Marissa Mayer salientou que não deixará a companhia, como era esperado.

A compra do Yahoo dá um gás ainda maior para a divisão de internet da Verizon, que comprou no ano passado outra marca histórica do início da internet, a AOL, por US$ 4,4 bilhões. Segundo analistas, as tecnologias de publicidade online do Yahoo poderão trazer um valor ainda maior para a Verizon neste segmento. Combinadas, as companhias terão mais de 25 marcas para continuar a investir e crescer.

Apesar da aquisição, o Yahoo ainda existirá como controlador de 35,5% das ações do Yahoo Japan, assim como dono de 15% do grupo chinês Alibaba, um dos principais motivos pelos quais a companhia ainda manteve um valor de mercado na casa dos US$ 5 bilhões, um preço muito abaixo do que valia em 2008, quando a Microsoft cogitou adquirir a marca por mais de US$ 40 bilhões.

Em sua terra natal, o Yahoo estava em maus lençóis nos últimos anos, financeiramente falando: no segundo trimestre de 2016 a empresa teve um prejuízo de US$ 439 milhões, um aumento de mais de 20 vezes em suas perdas em relação ao mesmo período em 2015.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.