Vendas de smartphones Xperia, da Sony, desabam 33% em um ano

Por Redação | 03.02.2017 às 07:52

Os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2016 anunciados pela Sony nesta semana ainda estão repercutindo internet afora, e agora o principal alvo de análises é a divisão mobile da empresa, mais especificamente a linha de smartphones Xperia. E olha que as coisas não estão boas, não.

O balanço financeiro revela, por exemplo, que a Sony vendeu um total de 5,1 milhões de Xperia no último trimestre - um número até que razoável em um mercado tão saturado quanto o de smartphones. Porém, traçando um comparativo com o mesmo período do ano passado, esse volume é 33% inferior.

Gráfico mostra quanto as vendas dos Xperia caíram de um ano para cá, representando um prejuízo de 35% nos lucros da divisão mobile da Sony
Gráfico mostra quanto as vendas dos Xperia caíram de um ano para cá, representando um prejuízo de 35% nos lucros da divisão mobile da Sony (Reprodução: Xperia Blog)

Como efeito colateral dessa derrocada, o lucro da divisão mobile da companhia japonesa também desabou 35%, para cerca de US$ 2,2 bilhões. Difícil dizer exatamente o que levou a uma baixa dessas, mas a Sony está culpando as vendas na Europa, que ficaram muito abaixo do esperado no período.

Diante desses números ruins, a Sony recuou suas previsões para o atual ano fiscal, que se encerra em março. De 17 milhões, agora a empresa espera fechar o ano com 15 milhões de smartphones vendidos. Um baque e tanto.

Fonte: Xperia Blog