Vendas de smartphones da Samsung mostram sinais de recuperação

Por Redação | 30 de Outubro de 2015 às 10h51
Tudo sobre

Samsung

Os dois últimos anos têm sido bastante difíceis para a Samsung no segmento de smartphones. Com um dos aparelhos mais populares do mundo, a fabricante sul-coreana não estava conseguindo obter lucros similares ao de seus concorrentes, em especial a Apple, cujos iPhones continuam a ser o ponto de referência para a indústria.

Boa parte do problema da Samsung é que ela enfrenta uma grande concorrência que vai muito além da Apple. Isso porque os dispositivos da empresa executam o sistema Android, presente em uma grande variedade de fabricantes em todo mundo. LG, HTC, Sony, Motorola, entre outros, contam com uma fatia considerável do mercado de aparelhos com o sistema. Fora isso, ainda há fabricantes que oferecem aparelhos de baixo custo como Huawei e Xiaomi, atraindo consumidores que adquirem smartphones pela primeira vez. Do seu lado, a Samsung tem adotado uma atitude mais agressiva para se diferenciar dos concorrentes e em abril apresentou o Galaxy S6 e S6 Edge, aparelhos feitos de materiais de alta qualidade, algo que os consumidores já vinham solicitando há anos.

Graças a essa estratégia, a empresa relatou um aumento de 82% no lucro operacional no terceiro trimestre, totalizando US$ 6,45 bilhões. Não foram liberados números a respeito da quantidade de aparelhos vendidos, mas a companhia afirmou que viu um "aumento significativo" nos embarques de smartphones. Apesar do bom número de vendas, a receita foi impactada pelo corte nos preços dos novos aparelhos; mesmo assim, o lucro da divisão mobile apresentou um aumento de 33%, fornecendo cerca de um terço do lucro operacional total do trimestre. Muito embora os números animem, eles estão abaixo da previsão de dois terços feita anteriormente.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Para obter vantagem sobre seus concorrentes, a sul-coreana já teria antecipado a data de lançamento do Galaxy S7 para o mês de janeiro. Esta é uma forma de tentar minar as vendas do iPhone 6s, lançado em agosto pela rival Apple, obtendo consumidores mais cedo.

A Samsung também está esperando um impulso devido à introdução do Samsung Pay, serviço de pagamentos móveis da empresa. O serviço permitirá que clientes paguem por bens e serviços utilizando seus smartphones ou o smartwatch Gear 2. Assim como o Apple Pay, serviço de pagamento da concorrente, o objetivo é conquistar a lealdade do cliente em meio à luta feroz pelos consumidores de smartphones.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.