Vendas de smartphones caem quase 2% no segundo trimestre de 2019

Por Felipe Ribeiro | 27 de Agosto de 2019 às 10h48

Para a surpresa de zero pessoas, as vendas de smartphones seguem em queda. Segundo analistas do Gartner, o segundo trimestre de 2019 registrou baixa de 1,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, com 368 milhões de aparelhos vendidos contra 374 milhões em 2018.

Ainda segundo os analistas, essa baixa se deu principalmente no segmento de topos de linha. Além dos altos preços, a falta de inovação e recursos diferenciados não fez com que valesse a pena investir tanto em flagships.

China e Brasil "bem"

Dos cinco principais mercados globais, apenas China e Brasil tiveram crescimento. No entanto, o ligeiro aumento de 0,5% dos chineses não foi suficiente para mudar o cenário. Curiosamente, a Gartner observa que parte do crescimento dos asiáticos pode ter ocorrido devido às fabricantes que pretendem movimentar seu estoque para abrir caminho aos modelos 5G. Os novos aparelhos com essa tecnologia, juntamente com mais cobertura das operadoras, podem impulsionar as vendas nos próximos trimestres.

Já na Índia, que é o segundo maior mercado do mundo, a queda foi de 2,3% no comparativo ano-a-ano. Isso se deve à desaceleração da migração dos consumidores que estão abandonando celulares mais simples e indo para os smartphones mais atuais.

A Apple continuou a apresentar quedas, embora tenha diminuído em comparação com o que ocorreu no primeiro trimestre. Samsung e Huawei, entretanto, foram as únicas que apresentaram crescimento. O bom desempenho dos sul-coreanos foi liderado principalmente por aparelhos intermediários e de entrada, como a série Galaxy A, enquanto o adiamento da proibição norte-americana sobre a Huawei ajudou a aumentar um pouco as vendas trimestrais dos chineses.

O Gartner já antecipou que as vendas continuarão em declínio até o final de 2019.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.