Vendas de smartphones caem 1,3% em todo o mundo

Por Redação | 03 de Agosto de 2017 às 11h59

O mercado de smartphones experimentou uma ligeira queda no segundo trimestre de 2017. De acordo com os dados da IDC, as vendas de aparelhos caíram 1,3% entre abril e junho em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 341,6 milhões de dispositivos saindo das lojas ao longo dos três meses.

A queda pequena também mexeu pouco no balanço entre as empresas do segmento. A Samsung voltou a ser a marca de maior sucesso, com 78,8 milhões de unidades vendidas, e a Apple ficou em segundo. A empresa de Cupertino comemorou nesta semana a marca de 41 milhões de iPhones comercializados em um trimestre normalmente fraco.

A Huawei aparece na terceira colocação, com 38,5 milhões de smartphones vendidos, seguida pela Oppo, com 27,8 milhões. Apesar da quinta posição, a Xiaomi tem muitos motivos para comemorar, uma vez que sua marca de 21,2 milhões de unidades comercializadas no segundo trimestre representa um aumento de 58,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se tudo parece bem no setor de alto padrão, o mesmo não pode ser dito pelos outros segmentos. A IDC aponta as linhas de baixo e médio porte como as responsáveis pela queda nos números, com os dispositivos do tipo apresentando uma queda de 16% nas vendas, uma retração que vem, principalmente, do acumulado de marcas menores, principalmente as que atuam em países emergentes.

A expectativa é de ampliação destes números, principalmente na segunda metade deste semestre. A chegada de um novo iPhone, bastante antecipado por suas inovações em comemoração ao décimo aniversário da plataforma, bem como o lançamento do Galaxy Note 8 e a aproximação da temporada de Natal devem aquecer o mercado. A previsão, entretanto, por mais que não seja negativa, não é de amplo crescimento, que deve ficar abaixo de 10% até o final de 2017.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!