Vendas de servidores aumentam 8% no segundo trimestre, segundo Gartner

Por Redação | 28 de Agosto de 2015 às 15h00

No segundo trimestre de 2015, as vendas de servidores em todo o mundo cresceram 8%, enquanto as receitas aumentaram em 7,2% a partir do segundo trimestre de 2014, segundo mostram os dados da consultoria Gartner. De acordo com o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Jeffrey Hewitt, "o segundo trimestre de 2015 desacelerou em comparação com o crescimento anual do primeiro trimestre do ano".

O dólar foi um dos responsáveis pelo aumento não ter sido mais expressivo. Segundo Hewitt, "as variações cambiais começaram a mostrar o seu impacto, reduzindo o poder de compra relativo em regiões como a Europa Ocidental". Ele acredita que o crescimento no mercado de servidores pode ser reduzido caso as mudanças no câmbio continuem, reduzindo o poder de compra de grandes mercados.

As vendas de servidores x86 aumentaram 8,3% no segundo trimestre de 2015, enquanto as receitas obtiveram um crescimento de 9%. Já os servidores RISC/Itanium Unix não acompanharam o crescimento, apresentando uma queda significativa de 18,7% para o período. Já as receitas para este tipo de servidor caíram 9,7% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A categoria de mainframe — computadores dedicados ao processamento de grande número de dados — mostrou um aumento de 7,8%, segundo os números divulgados pelo Gartner.

Do ponto de vista regional, a América do Norte cresceu significativamente em exportações, com um aumento de 14,8%. A região também registrou o maior crescimento de receita com 14,7% para o período. Entre as marcas, a HP manteve o seu reinado na primeira posição do mercado mundial de servidores, com uma quota de mercado em 25,2%. Já a chinesa Lenovo apresentou o maior aumento no segundo trimestre de 2015, com 526,5% de crescimento em receitas. Todos os cinco maiores fornecedores globais tiveram aumento de receita para o segundo trimestre de 2015, exceto a IBM.

Servidores

Em vendas de servidores, a HP manteve a liderança mundial no segundo trimestre de 2015 com um aumento de 2,5% na comparação anual. Das cinco maiores empresas mundiais de servidores, todos conseguiram aumento nos embarques em relação ao segundo trimestre de 2014, exceto a Dell.

Servidores

Via Gartner

Fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/3118717

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.