Venda de smartphones da LG decepciona; empresa ganha 1,2 centavo por aparelho

Por Redação | 30 de Julho de 2015 às 14h16
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

A LG não está conseguindo se posicionar muito bem no mercado de smartphones. Em seu último boletim financeiro, a empresa revelou que está lucrando apenas 1,2 centavo de dólar por aparelho, e suas vendas caíram 3% no último trimestre, desde o ano passado. A fabricante distribuiu 14,1 milhões de unidades no período, mas seu lucro vem caindo, mesmo que a marca tenha crescido na América do Norte. A queda de popularidade na Coreia do Sul tem sido significante para a redução dos números globais da LG.

Mas o número que mais chama a atenção é o surpreendente lucro de apenas 1,2 centavo de dólar por smartphone vendido. A LG alega que o baixo valor é consequência de um período fraco de vendas, mas é fato que os dois carros-chefe da marca — smartphones e TVs — têm tido uma popularidade decepcionante.

O mercado de televisores corresponde à maior parte da receita da marca, e também apresentou queda de vendas, especialmente na Europa e Rússia. Os ganhos da empresa com essa fatia de mercado caíram de U$ 82,7 bilhões para U$ 6,2 bilhões no último trimestre. Apesar da dura realidade, a LG continua investindo nos displays OLED com a confiança de que os consumidores darão preferência à qualidade das imagens, superior às telas de LCD, sem se apegarem tanto ao preço do produto, que ainda é consideravelmente alto.

Voltando aos smartphones, a LG vem tentando se destacar neste mercado dominado pela Apple e pela Samsung, que, juntas, detêm mais de 90% do lucro global. Para acirrar a concorrência, a marca vem gastando enormes quantias de dinheiro para emplacar seu mais recente modelo, o LG G4. Entretanto, o G4 ainda não chegou perto da popularidade de aparelhos como o Samsung Galaxy S6, por exemplo.

A LG disse estar confiante que as coisas vão melhorar no próximo trimestre, com o lançamento de novos produtos. No entanto, a situação é motivo de piada para seus concorrentes, como a OnePlus, fabricante chinesa de smartphones que vem sendo apontada como a nova ameaça à soberania da Apple e da Samsung. Carl Pei, co-fundador e CEO da empresa, postou um tweet um tanto quanto sarcástico em sua conta, "parabenizando" a LG por ganhar menos por aparelho do que a OnePlus ganhou no mesmo período.

Twitter getpeid LG

Fonte: ABC News e Phone Arena

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.