Venda de PCs, tablets e celulares no Brasil despenca no início de 2015

Por Redação | 24 de Junho de 2015 às 10h42

A Abinee, Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica, divulgou nesta terça-feira (23) dados da IDC relacionados a comercialização de computadores e celulares entre os meses de janeiro e abril deste ano no Brasil. As informações revelam um encolhimento considerável no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os computadores somaram 4,8 milhões de unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano, representando uma queda de 25% no comparativo ano a ano. Os desktops apresentaram queda de 23%, enquanto que os notebooks 22%. Já os tablets, que também entram nesta categoria, tiveram a maior queda da avaliação na categoria, com retração de 27%.

O mercado de celulares também apresentou redução no número de vendas, ainda que significativamente menor do que os computadores. No total foram vendidos 20,4 milhões de unidades, um decréscimo de 7% em relação a 2014.

A justificativa da queda menor nas vendas de celulares está por conta do aumento de 24% na comercialização de smartphones, que alcançaram 18,9 milhões de unidades entre janeiro e abril deste ano. Os aparelhos tradicionais tiveram queda de 77%.

Uma dos principais motivos atrelados à queda no número de vendas de computadores e celulares é o arrefecimento da economia do mercado interno.

Fonte: Abinee

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39948&sid=17#.VYqnrVLPtLF

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.