Venda de celulares cresce no Brasil, mas não supera queda em relação à 2015

Por Redação | 06 de Outubro de 2016 às 12h28

A venda de celulares voltou a crescer no Brasil, de acordo com dados da IDC Brasil. Em relação ao primeiro trimestre do ano, o crescimento total do mercado foi de 23,1%. Apesar da boa notícia, os números ainda não foram suficientes para abater a queda em relação à 2015, que atingiu a marca de 1,7%.

Entre os meses de abril e junho de 2016, foram vendidos 12.044 milhões de aparelhos, sendo 10.799 milhões de smartphones e 1,265 milhão de feature phones, nome dado aos modelos mais simples e sem sistema operacional.

Frente ao primeiro trimestre deste ano, o aumento na venda de smartphones foi de 16,6%, mas na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 4,8% nas vendas.

No entanto, os números relacionados aos feature phones surpreenderam. As vendas deste tipo de celular foram 38,4% superiores à apresentada nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016. Em relação ao segundo trimestre de 2015, houve um aumento de 35,1%.

“Os feature phones estão reaquecendo o mercado. Em 2015, houve falta de opções de aparelhos desse tipo. Hoje, a oferta é muito maior. Além disso, os celulares convencionais atendem muito bem a demanda das áreas rurais, onde o 3G funciona mal e o 4G ainda não chegou. Neste caso, o investimento menor vale a pena”, diz o analista Diego Silva da IDC Brasil.

O relatório da IDC também mostrou que as pessoas estão gastando menos dinheiro na hora de comprar celulares. O ticket médio dos smartphones passou de R$ 1.152 no primeiro trimestre para R$ 1.045 no segundo. Hoje, 64,2% dos smartphones vendidos estão na faixa de preço que varia de R$ 499 a R$ 999. Entre abril e junho, o mercado de smartphones movimentou R$11,4 bilhões.

As previsões dos analistas são otimistas, apontando para um mercado aquecido nos próximos meses, com um alto volume de vendas em datas sazonais que costumam acelerar as vendas, como a Black Friday e o Natal.

Via Convergência Digital

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.