Usuários do Uber têm contas clonadas e estão pagando por corridas fantasmas

Por Redação | 24 de Outubro de 2016 às 09h14

Você que usa o Uber, é bom ficar de olho na nova onda dos cibercriminosos de plantão: eles estão clonando contas Uber e colocando você para pagar a conta.

Nas redes sociais, é cada vez maior o número de relatos de clientes que dizem que suas contas no aplicativo foram clonadas. Pior do que isso, eles estão sendo cobrados por viagens que nunca fizeram, e em cidades que jamais visitaram.

Quando pipoca a notificação de que um pagamento foi feito em sua conta no Uber, mesmo sem você tê-la utilizado, a primeira desconfiança é que o cartão foi clonado. Foi o que aconteceu com Willian Marques, que usou o Twitter para chamar a atenção de seu banco sobre a possibilidade de seu cartão estar sendo usado por impostores.

A verdade, no entanto, é que os crackers podem roubar as credenciais de acesso ao app do Uber de várias maneiras. Técnicas mais complexas envolvem a infecção dos smartphones das vítimas com malwares e outras pragas virtuais que possibilitem acessar os dados contidos no aparelho. Os mais desavisados, porém, podem ser vítimas de phishing, com links falsos os levando a fornecer seus dados do Uber, sem que saibam, para indivíduos mal-intencionados.

Um dos primeiros casos relatados nas redes sociais foi o de Daniela Koteski, cuja conta vinha sendo usada para solicitar corridas nos Estados Unidos em setembro:

Na semana passada, Mari Messias engrossou o coro e, também no Twitter, relatou o que aconteceu com ela:

No Facebook, ela detalhou o que exatamente aconteceu e como o Uber lidou com todo o problema: "O Uber me garantiu que estava tudo ok com a minha conta, após estornar a primeira corrida. Depois não respondeu mais. Essa semana foram duas corridas e mais nove cancelamentos (um dele [sic] acabou de aparecer como cobrado)".

Ao que tudo indica, após várias reclamações e tentativas de contato, a startup norte-americana solucionou o caso de Mari. "O Uber me ligou e acredito que esteja tudo resolvido para mim. Já posso sentir a brisa da vida simples novamente", relatou a usuária.

UPDATE: O Uber me ligou e acredito que esteja tudo resolvido para mim. Já posso sentir a brisa da vida simples...

Posted by Mari E. Messias on Wednesday, October 19, 2016

Caso semelhante foi descrito por Leandro Bravo. Em publicação no Facebook, ele alega que surgiram sete "corridas fantasmas" na conta de sua namorada. Além disso, ele diz que o app começou a disparar avisos duplicados de corridas feitas no passado, o que lhe causou medo de que as cobranças também fossem duplicadas.

Atenção usuários de Uber, cuidado. Você que tem o Uber instalado no seu celular, tome cuidado, pois ele está sofrendo...

Posted by Leandro Bravo on Wednesday, October 12, 2016

Em todos os casos não sabemos se os usuários clicaram em algum link suspeito enviado a eles por e-mail ou mensagem, ou se instalaram aplicativos escusos em seus smartphones. Mesmo assim, fica aqui este alerta: sempre desconfie de mensagens que venham com links e/ou peçam para você fornecer suas credenciais, utilize uma senha forte e ative a dupla verificação quando possível.

Via Buzzfeed

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.