Usuários da Visa e Banco Neon usarão selfies para autenticar compras online

Por Wellington Arruda | 11.05.2017 às 15:24

Na manhã desta quinta-feira (11), Visa e Banco Neon anunciaram a chegada da autenticação por reconhecimento facial para compras online. O recurso já está disponível aos usuários e não substitui a tradicional senha numérica ou a própria biometria, sendo uma opção extra de segurança.

O banco, que funciona de maneira totalmente digital, teve suas operações iniciadas na metade de 2016 e quer manter a tradição de eliminar os riscos de fraudes. A ideia é favorecer tanto o lado do consumidor quanto o do varejista.

Ao abrir uma conta no aplicativo do Banco Neon, os usuários Visa precisarão enviar uma foto do RG ou CNH (além de cadastrar a senha numérica), e então uma selfie para o reconhecimento facial. Após esta etapa, se a foto for compatível com a do documento, a autenticação será aprovada.

De acordo com o banco, esta é a mais segura forma de autenticação para compras digitais. Além de utilizar a criptografia, o novo recurso utiliza o 3-D Security Protocol em suas entranhas.

Nenhum estabelecimento comercial receberá as suas selfies de autenticação. Os arquivos ficam armazenados no banco de dados do Neon de forma criptografada.

Como funciona

O funcionamento da autenticação por reconhecimento facial não é tão difícil de se entender. Uma compra com um cartão Visa Neon pode ser autenticada desta forma quando o vendedor achar válido. Neste momento, você poderá utilizar qualquer uma das três formas de autenticação: digital, senha numérica ou selfie.

A informação é processada pela Visa, que é recebida pelo Neon antes de notificar o usuário no celular. Após a confirmação da compra, a transação é realizada normalmente.

O lado positivo é que o consumidor pode escolher entre qualquer uma das três formas. Para protegê-los, o Banco Neon solicita que o usuário pisque os olhos durante a selfie, por exemplo, confirmando sua presença real. Entre outros, a profundidade de campo e afins também são itens avaliados nesta forma de autenticação.

Tenha em mente, porém, que nem todas as compras serão validadas assim. É um requerimento do estabelecimento quando for necessário. Durante a compra de uma capinha para o seu smartphone numa loja “X”, por exemplo, o recurso não precisa ser utilizado; se você estiver comprando algo com valor mais alto, como um smartphone propriamente dito, aí a loja poderá solicitar que você confirme sua identidade.

Os usuários Visa Neon já poderão utilizar o recurso de autenticação por selfies a partir de hoje. A ideia é bem interessante e coloca mais pimenta na discussão sobre o uso de senhas numéricas e perguntas de segurança nos dias de hoje, o que para o consumidor é ótimo.