Um dos primeiros computadores criados pela Apple vai a leilão em Nova York

Por Redação | 09.09.2015 às 08:02
photo_camera Foto: Divulgação

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, vai promover um leilão de nada menos do que um dos primeiros computadores pessoais a serem comercializados da história: o Apple I.

A máquina é uma das 50 unidades da versão construída na garagem de Steve Jobs com Steve Wozniak, sendo a primeira encomenda recebida pela dupla, ainda em 1976.

O pedido foi feito pela loja Byte Shop, que recebeu os computadores em apenas um mês. A máquina, na verdade, não passa de uma placa-mãe e o usuário precisava comprar, ainda, um gabinete, uma fonte de energia, um teclado e um monitor.

Apple-1
Apple-1

O antigo dono do Apple I que vai à leilão parece não ter gostado do produto, pois o trocou em uma loja de eletrônicos no mesmo ano da compra. Tom Romkey, que se tornou o novo dono do computador, o usou apenas duas vezes.

No ano passado, Romkey também vendeu uma outra placa desenvolvida pela Apple nos seus primórdios por um valor que ultrapassa os US$ 3,2 milhões. Ele diz que o dispositivo nem ao menos estava em perfeito estado.

O leilão do Apple I deve acontecer ainda neste mês e a placa foi avaliada como perfeitamente conservada. Ela até mesmo foi testada e, surpreendentemente, continua em boas condições.

A leiloeira Cassandra Hatton, diretora de História da Ciência e Tecnologia da casa de leilões Bonhams, que vai promover o evento, diz estar surpresa. "Quando você está lidando com computadores Apple I, há três coisas que você quer ver: o número de segurança, o operacional e a condição. Esta está funcionando e temos um vídeo dela em operação", comenta.

Na época de seu lançamento, o Apple I era comercializado por US$ 666,66.

Fonte: Quirker