Uber vai suspender parte das operações na Finlândia

Por Redação | 06 de Julho de 2017 às 13h31
TUDO SOBRE

Uber

A Uber anunciou uma suspensão temporária de seus serviços na Finlândia até que entre em vigor uma lei que vai regular os serviços de transporte alternativo na capital, Helsinki. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), mas a decisão não tem caráter imediato, com a plataforma permanecendo funcionando até o dia 15 de agosto.

A cidade é a única, na Finlândia, onde o serviço está disponível nas categorias UberPOP e Black. Apenas a primeira será interrompida e seu funcionamento é bastante semelhante com a modalidade X existente no Brasil. A diferença é seu foco no compartilhamento de caronas, com a empresa afirmando que os motoristas que usam essa categoria não estão lucrando ao volante, mas sim, dividindo seus veículos com usuários que precisam se locomover pela cidade.

É uma retórica que pode funcionar para a empresa, mas já causou problemas judiciais pela Europa afora. E é justamente por isso que veio a decisão de suspender as operações na Finlândia, como forma de evitar problemas para usuários e motoristas nesse momento de transição. A companhia também se compromete a realizar uma reorganização voltando mais forte em julho do ano que vem.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ela disse ainda que não pretende deixar os motoristas desatendidos. Mesmo sabendo que essa decisão unilateral vai afetar os bolsos deles – daí, inclusive, veio a ideia de não suspender o funcionamento imediatamente –, a companhia deseja trabalhar ao lado deles para garantir uma transição bem feita para o novo modelo, além de dar suporte a todos que precisarem durante o período de ausência.

Para deixar claro que não pretende deixar Helsinki nem a Finlândia, a Uber deixou claro que a categoria Black continuará funcionando normalmente na capital. O serviço de chamada de veículos de luxo, no país, está sujeito a leis diferentes e já foi regulamentado, justamente devido à sua categorização diferente em relação às corridas realizadas no dia-a-dia. Aqui, entretanto, somente motoristas licenciados podem operar.

A empresa também se mostrou animada com as mudanças que estão sendo feitas pela administração municipal, afirmando que a Finlândia vai garantir que a Uber trabalhe ao máximo de suas capacidades. Além disso, o serviço acredita que a regulamentação deve abrir novas oportunidades de trabalho e negócios, bem como criar um ambiente fértil para o mercado de transportes no país, abrindo precedentes, também, para outros municípios.

Entre as mudanças que serão feitas pela nova legislação, já aprovada, está o fim das licenças para operação de serviços de transporte e uma fiscalização sobre os preços de tarifas, que passarão a ter um teto máximo de acordo com a categoria do serviço. São medidas que até afetarão alguns dos sistemas do Uber, como o preço dinâmico, por exemplo, mas que representam mais vantagens do que o contrário para a companhia.

Fonte: Uber

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.