Publicidade

Uber vai lançar app para trabalhos temporários

Por| 03 de Outubro de 2019 às 10h40

Link copiado!

Uber vai lançar app para trabalhos temporários
Uber vai lançar app para trabalhos temporários
Tudo sobre Uber

A Uber deve lançar nesta sexta-feira (04) seu novo aplicativo, desta vez, focado em trabalhos temporários. O Uber Works, que não poderia ter um nome mais simples, deve chegar com a missão de conectar profissionais a vagas sazonais em eventos, feiras, festas e outras ocasiões do tipo, facilitando a contratação de profissionais para esse segmento. O software deve começar a funcionar inicialmente nos EUA, mais precisamente na cidade de Chicago.

A ideia é que o app funcione não apenas como um facilitador de contato e contratação, mas também como uma ferramenta de gerenciamento. O Uber Works trará, para os profissionais, informações como datas, horários, requisitos e dress code das vagas disponibilizadas e ,uma vez que o trabalho for aceito, também deve servir para gerenciar horários de entrada e saída e o tempo total trabalhado, assim como as pausas para descanso.

Não se sabe ao certo, entretanto, se a Uber será a responsável pelos pagamentos, da mesma forma que acontece com seu aplicativo de transportes, ou se apenas fará essa ponte entre profissionais e contratantes. Por outro lado, de acordo com as informações do CNET, a proposta será independente do restante das opções da companhia, da mesma forma que acontece com o Uber Eats, por exemplo.

Ainda, o objetivo é garantir que os mesmos ideais da Uber nos transportes funcionem também aqui. Já nas imagens de divulgação, a empresa dá ênfase ao fato de os profissionais poderem criar suas próprias escalas de trabalho, atuando quando e pelo tempo que quiserem, tendo total controle sobre os ganhos e uma noção de como a jornada escolhida está funcionando. Os trabalhos disponibilizados também devem acompanhar as configurações desse tipo.

Continua após a publicidade

Para seu funcionamento, o Uber Works se aliou a uma empresa chamada TrueBlue, uma das maiores agências de emprego temporários dos Estados Unidos. Esta abordagem de parcerias, segundo a companhia, é essencial para garantir um dos grandes motes do aplicativo, que é usar a tecnologia para garantir oportunidades iguais a todos e, também, facilitar o contato de contratantes com quem precisa de emprego, ampliando a renda dos profissionais.

No futuro, outras alianças desse tipo também vão incluir cursos de especialização, aulas online e iniciativas de recolocação profissional. O mesmo vale para a expansão territorial do Uber Works, com Chicago tendo sido escolhida não como projeto piloto, mas como foco inicial da plataforma, que deve chegar, em breve, a outras cidades dos Estados Unidos e, posteriormente, do mundo.

Análises da imprensa internacional citam o Uber Works como mais uma alternativa da empresa para diversificar sua atuação além do mercado de transportes. A companhia vem passando por grande escrutínio das autoridades americanas, enquanto projetos de lei, bem próximos de serem aprovados, podem mudar a relação entre o aplicativo e os motoristas, obrigando o setor a tratá-los como funcionários, e não colaboradores sem vínculos.

Continua após a publicidade

Para o Brasil, claro, nada confirmado ainda. De acordo com a Uber, a ideia é focar no sucesso do Works em Chicago para, depois, pensar em um lançamento em novas cidades do mundo. A expansão internacional deve ser ainda mais demorada, afinal de contas, nela, a empresa também terá de lidar com leis trabalhistas locais e, possivelmente, realizar adaptações no aplicativo.

Fonte: Uber, CNET