Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber perde diretor de tecnologia e estuda demitir 20% de seus funcionários

Por| 29 de Abril de 2020 às 12h41

Link copiado!

uber
uber
Tudo sobre Uber

É uma semana cheia de complicações para a Uber, que acaba de perder seu diretor de tecnologia, Thuan Pham, e estaria estudando um corte de 20% de sua força de trabalho global para lidar com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. As notícias não estariam relacionadas, mas surgiram de uma só vez e seriam parte de um plano de mudanças internas da companhia.

De acordo com as notícias extraoficiais, a decisão de demitir um quinto dos trabalhadores ainda não teria sido finalizada pela Uber. Caso confirmados, os planos envolveriam a dispensa de 5,4 mil pessoas em todo o mundo, em ondas que aconteceriam ao longo das próximas semanas. Não há informações sobre setores ou países que seriam mais afetados pelas mudanças.

A onda de demissões seria uma resposta da empresa a uma queda de mais de 70% nas corridas em todo o mundo, um reflexo direto do isolamento social que faz parte das medidas contra o novo coronavírus. Com isso, o faturamento da companhia pode estar passando por uma redução de 80% em relação ao mesmo período do ano passado, e por mais que tenha aumentado o número entregas por meio do serviço Uber Eats, esse incremento nem de longe conseguiu compensar as perdas no setor de transportes, atualmente o maior da empresa.

Continua após a publicidade

Em março, o CEO Dara Khosrowshahi afirmou que os resultados do primeiro trimestre eram um caso extremo, que não deveria se manter ao longo dos próximos períodos, e que a empresa teria dinheiro em caixa e crédito para se manter funcionando sem problemas ao longo da crise. A queda de mais de 50% nos valores das ações nas últimas semanas, porém, foi mais um duro golpe sobre a empresa, que estaria em busca de alternativas para continuar operando de forma saudável. Não ajuda, ainda, o fato de a pandemia do coronavírus ter chegado justamente no ano em que a Uber esperava chegar a um patamar de lucratividade.

O último homem

A saída de Pham, entretanto, não estaria relacionada aos planos de demissão coletiva, com o diretor de tecnologia deixando a companhia por pedido próprio. Ele era o executivo mais antigo ainda trabalhando para a Uber, onde chegou em 2013, e o último membro da diretoria restante da época em que o antigo CEO, Travis Kalanick, estava à frente da plataforma.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial sobre sua demissão, ele afirma ter deixado a equipe de engenharia da empresa em seu pico de produtividade, com sistemas robustos e de alta escalabilidade, preparados para os desafios do futuro. Ele disse se sentir orgulhoso pelos sete anos de trabalho na Uber e que, por mais que saiba que as tarefas nunca chegam ao fim, se sentiu confortável em deixar o time neste momento.

A Uber desejou sucesso a Pham, mas negou que a saída do executivo esteja relacionada a possíveis demissões em massa. A companhia não confirmou nem negou os rumores sobre isso, afirmando apenas estar estudando todos os cenários possíveis para que possa sair da crise mais forte do que nunca.

Fonte: The Verge, The Information