Uber já está realizando testes com carros autônomos

Por Redação | 22 de Maio de 2015 às 11h58

O dia em que o Uber poderá utilizar carros sem motoristas para transportar passageiros e encomendas está mais perto. Um Ford Fusion preto da Uber Advanced Technologies foi visto nos EUA e um porta-voz da companhia confirmou que o "veículo é parte dos nossos esforços ainda prematuros na área do mapeamento, segurança e sistemas autônomos".

O veículo foi avistado na cidade de Pittsburgh, onde a Uber Advanced Technologies abriu seu escritório em fevereiro deste ano. Lá, o objetivo da companhia é desenvolver veículos autônomos para o seus negócios. As ambições do Uber neste segmento passaram a ser conhecidas em 2014, quando o CEO Travis Kalanick reconheceu que a empresa poderia utilizar carros sem motoristas para seus serviços.

O Uber realizou uma parceria com a Carnegie Mellon University para o desenvolvimento de veículos autônomos e, recentemente, começou a contratar especialistas em robótica, simulação de tráfego e desenvolvimento de software e hardware.

Carro Uber

A companhia não é a única a desenvolver este tipo de tecnologia. As montadoras de automóveis tradicionais já estão trabalhando em seus próprios projetos, além de outras empresas de tecnologia, como o Google e, possivelmente, a Apple.

Contar com carros autônomos poderia reduzir de forma significativa as despesas do Uber, visto que a companhia não precisaria mais dividir suas receitas com os motoristas. Essa estratégia colocaria o Uber com um modelo de negócio ainda mais agressivo, mas, ao mesmo tempo, propenso a fortes acusações e envolvimento em polêmicas.

Fonte: Pittsburgh Business Times

Fonte: http://www.digitaltrends.com/mobile/uber-moves-ahead-with-self-driving-car-project/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.