Uber estuda usar aviões de decolagem vertical para transporte urbano

Por Redação | 26 de Setembro de 2016 às 09h20
photo_camera Divulgação

O Uber pretende ir além quando o assunto é transporte aéreo. Depois de lançar no início do ano seu serviço via helicóptero, o qual chegou ao Brasil em junho, a empresa pretende agora colocar em sua frota o VTOL, tipo de avião que consegue decolar e pousar verticalmente, tal qual um drone. É o que revelou em entrevista ao site Recode o chefe do departamento de produtos da companhia, Jeff Holden.

Segundo ele, a ideia é que eles sejam autônomos, ou seja, sem pilotos, e que decolem e pousem no topo de edifícios, oferecendo aos clientes voos de curta distância. Os novos aviões possuirão vários rotores e asas fixas que lhe permitem realizar subidas e descidas controladas como um helicóptero.

Até o momento as pesquisas sobre este novo meio de transporte estão sendo conduzidas nos Estados Unidos por militares, inclusive o DARPA. A previsão é que a tecnologia esteja pronta somente na próxima década. “Esse tipo de avião é algo que a empresa estuda para que possamos algum dia oferecer aos nossos clientes o maior número de opções de locomoção possíveis”, declarou Holden.

Veja um protótipo do VTOL em funcionamento no vídeo da DARPA abaixo:

Fonte: CNET

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.