Uber confirma testes de carros autônomos nas ruas de Pittsburgh

Por Redação | 19 de Maio de 2016 às 10h33

A Uber divulgou a primeira foto oficial do seu carro autônomo sendo testado nas ruas da cidade norte-americana de Pittsburgh. O carro utilizado para os testes é um Ford Fusion Hybrid, que está colhendo dados de mapeamento e testando suas habilidades de autocondução. O veículo está equipado com radares, sensores a laser e câmeras de alta resolução para detalhar o ambiente. Apesar de não precisar de nenhum motorista para os testes, há sempre um humano para intervir em caso de problemas.

"Embora ainda estejamos nos primeiros dias de nossos esforços de autocondução, a cada dia de testes conseguimos melhorias", disse a empresa. "Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos na estrada - pedestres, ciclistas e outros motoristas". Segundo relata um repórter do Pittsburgh Tribune-Review, que experimentou o automóvel como passageiro, o carro acelera, freia e orienta-se por conta própria. O condutor poderá assumir a direção do veículo no momento que achar necessário.

Em seu blog, a empresa afirmou que acredita que, no futuro, "esta tecnologia vai significar menos congestionamentos, transporte mais barato e acessível e muito menos vidas perdidas em acidentes de carro".

Uber

Esta é a primeira confirmação oficial de que a Uber está testando sua própria tecnologia de autocondução em Pittsburgh. A cidade foi escolhida devido a suas grandes variações geográficas e também por ser considerada um avançado centro de tecnologia. As ruas estreitas e íngremes da cidade, bem como seu clima chuvoso e com neve em determinadas épocas do ano, tornam desafiadores os testes da tecnologia de autocondução.

Embora o Google seja a empresa mais transparente em relação aos testes com carros autônomos, a Uber é especialista no setor e pode identificar, com mais precisão, os ajustes que devem ser feitos. Diversas pessoas ligadas a este novo mercado afirmam que, inicialmente, os carros autônomos estarão disponíveis para aluguel. Com isso, o atual posicionamento da Uber no mercado lhe daria grande vantagem em relação a qualquer outra grande empresa que tenha interesse em veículos que dirigem sozinhos.

Via The Verge

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.